Tony Auad: Silvio Santos está incomodado com o faturamento dos jornalistas do SBT nas redes sociais
Hoje inicio a minha coluna comentando a investida de Silvio Santos para contratar Luciana Gimenez, atualmente na Rede TV! comandando o seu programa “Super Pop”. A apresentadora é, sem dúvida alguma, a melhor atração da emissora.
Segundo fontes bem-informadas, a Rede TV! pode abrir mão de Luciana Gimenez sem multa contratual. Com isso, Silvio vê grandes possibilidades de trazê-la para o SBT, onde ela apresentaria um programa, provavelmente, aos sábados à noite.
Com essa opção Silvio Santos teria de mexer na grade de programação da sua emissora, fato esse que desagradaria alguns executivos do SBT. Mas o homem do baú é quem decide. Em razão disso, há uma grande expectativa nos próximos dias
A grande verdade é que quem decide mesmo o que vai acontecer na emissora é o dono portanto tudo pode acontecer a partir da semana que vem. Procurada pela coluna, Luciana Gimenez não quis se pronunciar, alegando que tem contrato com a Rede TV!.
Ainda comentando sobre Silvio Santos, o apresentador está irritado com o comportamento de jornalistas da sua emissora nas redes sociais. Segundo fontes bem-informadas, o patrão não estaria nada satisfeito com o excesso de publicidade feita pelos profissionais nos seus perfis.
Ele teria se incomodado com o fato de muitos jornalistas aproveitarem a exposição na TV para alavancar o seu trabalho fora da emissora – e ganhar por fora. Segundo um executivo do SBT, que pediu sigilo do seu nome, SIlvio tomará medidas cabíveis.
Uma delas, adotada pela Globo, seria cobrar uma parte dos lucros dos funcionários, ou então vetar a prática. Muitos foram flagrados fazendo propaganda de comida, roupas, acessórios, clínicas de estéticas, lojas de móveis e muitos mais.
A regra não se aplicaria para os atores e apresentadores, inclusive por fazerem campanhas de publicidades para os produtos que são anunciados nos programas da casa. Com este grupo, Silvio considera cobrar um percentual dos lucros. Essa ordem deverá ser cumprida a partir do mês que vem.
Toda essa polêmica decorre do fato de o SBT ter crescido 22% nos últimos três meses e seus contratados aproveitaram para usar suas imagens para faturarem, além de seus salários, um dinheiro extra. O patrão não gostou e tomou essa decisão, apesar de não ter agradado.
Frase Final
“Falem bem ou mal, mas falem de mim.” [Provérbio popular]
“A Força do Querer” se destaca no Troféu Imprensa, do SBT
Dividindo audiência com a cerimônia do Oscar, foi exibido no SBT na noite deste domingo, 4, o Troféu Imprensa, premiação que destaca as personalidades e produções da televisão e da música anualmente, desde 1958. O grande destaque da 60ª edição do prêmio foi a novela “A Força do Querer”, produção da TV Globo, que levou três estatuetas: melhor novela, melhor ator e melhor atriz.
Dono do formato desde 1969, Silvio Santos foi o mestre de cerimônias da premiação, que contou com a presença de Sérgio Chapelin e Vanessa Giácomo, da TV Globo, como convidados. A edição deste ano, gravada em 27 de fevereiro, teve também a presença de Eliana, Patricia Abravanel, Joelma, Silvia Abravanel, Danilo Gentili, Roberto Cabrini, Guilherme Winter, Carlos Alberto de Nóbrega e Wesley Safadão.
Os três mais votados pelo público em cada categoria são avaliados pelo júri da cerimônia, composto neste ano por dez jornalistas, que decide os ganhadores. Há também a entrega do Troféu Internet para as personalidade escolhidas pelos próprios internautas.
Tony Auad: Novelas brasileiras não fazem o mesmo sucesso no exterior
Hoje eu inicio a minha coluna comentando porque as novelas brasileiras não fazem o mesmo sucesso no exterior. O último fenômeno internacional produzido pela Globo foi Avenida Brasil. Na última década, países como Argentina e Portugal reduziram a importação das novelas brasileiras.
O motivo desse resultado foi a audiência insatisfatória. Em decorrência disso, as emissoras internacionais passaram a investir em produções próprias, que em nada ficam a dever em qualidade artística ao produto brasileiro, que vem perdendo esse mercado gradativamente.
Exibida em 2012, Avenida Brasil ganhou destaque com a vilã Carminha, interpretada por Adriana Esteves. Já a Record TV conseguiu boa repercussão internacional, especialmente em vizinhos latinos, com Os Dez Mandamentos, não só pelo belo trabalho de produção, como pelo bom roteiro apresentado.
Antes, as telenovelas brasileiras reinavam absolutas, não apenas por serem um entretenimento interessante, mas também pela falta de concorrência. Hoje, os canais pagos e os serviços de streaming, como o Netflix e o Amazon, oferecem séries arrebatadoras, capazes de fidelizar o telespectador e fazê-lo esquecer sua novela na TV aberta.
Alguns títulos antigos, como Senhora do Destino, exibida em 2004 na Globo, ainda se destacam mundo afora. A trama faz muito sucesso atualmente no Chile e em Portugal. Porém, já se tem uma ideia que o público não tem mais paciência para acompanhar diariamente um folhetim com 200 episódios.
Com isso, existe uma tendência identificada em vários polos de produção de novelas: a redução do números de capítulos. Por outro lado, pode-se observar que as produções brasileiras feitas por SBT e Record não vêm obtendo grandes resultados de audiência porque perdem em qualidade para a Globo, que inova a cada história de seus autores.
A Globo foi surpreendida com o vazamento de fotos nuas da atriz Paolla Oliveira. Essas fotos ilegais foram feitas em um set de gravação em São Paulo e divulgadas em redes sociais. A diretoria da emissora prometeu não poupar esforços para que sejam identificados os culpados e aplicadas as punições previstas em lei.
A direção geral da emissora afirmou que repudia, com veemência, esse tipo de abuso, que atenta contra os direitos da atriz e viola a privacidade de seus ambientes de trabalho. Um boletim de ocorrência foi aberto e as autoridades competentes foram informadas.
Frase final: “Os primeiros passos são inúteis quando não se percorre o caminho até o fim.”
Após Globo comprar direitos de “Chaves”, elenco do SBT recria série
A Globo comprou os direitos da série mexicana “Chaves”, no último mês de janeiro, para passar no canal Multishow, da TV fechada. Segundo a SBT, que historicamente transmitiu a atração no Brasil, os direitos para a TV aberta permanecem com a emissora de Silvio Santos – pelo menos até 2020.
Mesmo assim, o SBT anunciou uma versão brasileira do programa. A produção vai ao ar na madrugada de domingo, à 0h, com direção de Marcelo de Nóbrega. O humorista Alexandre Porpetone interpretará Chaves, personagem eternizado por Roberto Bolaños, morto no dia 28 de novembro em 2014.
Já o apresentador Celso Portiolli dará vida ao Professor Girafales, enquanto Lívia Andrade será Dona Florinda. Felipe Levoto (Sr. Madruga), Ratinho (Sr. Barriga), Chistina Rocha (Dona Clotilde), Marlei Cevada (Chiquinha0 e Zé Américo (Kiko) completam o elenco.
História de Natal e Ano Novo
Na noite de Natal, o Sr. Madrugada recebe a notícia de que a Vila está dando muito prejuízo. Sr. Barriga, então, diz que todos precisam se mudar. Diante deste cenário devastador, o Professor Girafales chega com a solução e salva a ceia da turma.
Já no Ano Novo, Sr. Madruga, achando que vai morrer, decide pagar o jantar para todos os seus vizinhos. No entanto, ele descobre que a notícia do óbito próximo era um alarme falso e toma um baita susto com a conta que precisa pagar.
“Quero parecer o Tom Cruise”, diz Silvio Santos a ex-BBB e A Fazenda
Silvio Santos recebeu em seu programa o médico Marcos Harter e a modelo Monique Amin, que participaram tanto do BBB como da Fazenda, realities shows da Globo e da Record, respectivamente. A atração da SBT vai ao ar no próximo domingo, 25, a partir das 20h.
Durante o quadro “Jogo das 3 Pistas”, Silvio descobriu que Marcos é um cirurgião plástico e brincou: “Eu vou lá na sua clínica e quero sair parecido com o Tom Cruise”. O apresentador também conversou sobre as polêmicas em que os dois convidados se envolveram nos confinamentos.
Inclusive, Monique contou que manteve um contrato de dois anos com uma emissora após sair de um reality show. “Pagaram para você dois anos sem você fazer nada? ”, indagou Silvio, que também questionou a modelo sobre relacionamentos e a polêmica acerca de um suposto estupro sofrido pela morena dentro do BBB, em 2012. “Você não pode falar, né?”, conformou-se o dono da SBT.
Além dos dois convidados, o apresentador recebeu as modelos Ju Isen, Jéssica Lopes e Erika Canela, bem como, as drag queens Penelopy Jean, Ikaro Kadoshi e Rita Von Hunty, que comandam o programa “Drag Me as a Queen”.
Ikaro aproveitou a participação no quadro “Não Erre a Letra” para agradecer a Silvio: “Se nós estamos apresentando um programa de TV hoje é porque muito tempo atrás um ser humano teve a ousadia de trazer o transformismo, as travestis e as drag queens para o palco de um programa chamado “Show de Calouros”, disse.
“Então, Silvio, muito, muito, muito obrigado! Se não fosse você mostrar para a população brasileira a nossa arte lá atrás, talvez a gente não estivesse aqui hoje”, completou.
Globo ignora apelo de Marina Ruy Barbosa e veta atriz no Troféu Imprensa; outros atores são liberados
A equipe de comunicação da Rede Globo confirmou ao E+ que Marina Ruy Barbosa não foi liberada para participar da premiação Troféu Imprensa, do SBT. O motivo seria o fato dela estar atualmente no ar como protagonista na novela Deus Salve o Rei.
A comunicação da emissora de Silvio Santos disse que “o SBT não vai se pronunciar por respeitar a decisão da direção da TV Globo, a qual sempre libera artistas para o Teleton e Troféu Imprensa”.
Marina Ruy Barbosa gostaria de comparecer ao evento e recorreu aos seus seguidores do Twitter para tentar a liberação da emissora. “Globo, libera eu! Quero conhecer o Silvio Santos”, escreveu em uma postagem com mais de 24 mil curtidas.
Seu pedido, porém, foi negado. Por outro lado, a comunicação da Globo disse que Cleo Pires, Sergio Chapelin e Vanessa Giácomo estão liberados a participar da premiação.
Ainda assim, a presença deles na cerimônia ainda não pode ser confirmada pelo SBT, uma vez que ainda é preciso verificar a disponibilidade das personalidades.
Tony Auad: Fábio Jr. é cotado para programa dominical na Globo
Hoje eu inicio a minha coluna comentando a supersérie Onde Nascem os Fortes, de Geoge Moura e Sérgio Goldenberg, que estreia em abril, na faixa das 23h, na Globo. A emissora não poupará gastos para realizar uma grande produção e atingir uma boa audiência nesse horário.
Para se ter uma ideia, o Departamento de Arte encomendou, junto ao Museu Histórico Nacional e ao Museu de História Nacional de Ingá, na Paraíba, réplicas de alguns fósseis de animais presentes nas unidades. A ideia, segundo Patrícia Kogut, é usar as peças nas cenas do paleontólogo Hermano, protagonista masculino da saga. A Globo pretende investir muito na produção.
Conforme a coluna já havia informado, já começaram as mudanças na novela Deus Salve o Rei (Globo). O elenco recebeu, na semana passada, 15 novas cenas, que estão sendo filmadas e deverão começar a ir para o ar nos próximos dias. A emissora vai mudar totalmente a origem da história.
Entre os ajustes ordenados está a antecipação do triângulo amoroso entre Catarina (Bruna Marquezine), Amália (Marina Ruy Barbosa) e Afonso (Rômulo Estrela), medida que o autor da trama, Daniel Adjafre, já começou a trabalhar. A história não vinha causando expectativa nos telespectadores e a audiência começou a cair.
A época de vacas magras nas emissoras de televisão está atingindo até mesmo as antenas de transmissão. Um dos cartões postais da Avenida Paulista, principal corredor de São Paulo, a torre da Band perdeu a iluminação especial que tinha. A ordem da direção é economizar.
O programa humorístico Encrenca, da Rede TV!, vem se consolidando em terceiro lugar na faixa das 18h aos domingos, batendo inclusive a Record. A atração, muito bem produzida, mostra um humor diferente, sem cansar os telespectadores e apresentando textos inteligentes. O programa tem uma equipe pequena, mas de qualidade.
O cantor Fábio Júnior poderá comandar na Globo um programa musical aos domingos, ao meio-dia. A coluna apurou que as conversas já estão bem adiantadas com a diretoria da emissora. O impasse está sendo o acerto de salário entre o cantor e a Globo. A estreia está prevista para maio deste ano.
Frase final: “Os maiores inimigos declarados não fazem tanto mal quanto os pequenos ocultos.”