20.4 C
São Paulo
sábado, abril 27, 2024

Chá para ansiedade: 5 melhores chás que são calmantes naturais

Muitas pessoas fazem o uso de chá para ansiedade. Com o uso da planta medicinal correta é possível aliviar os sintomas da ansiedade de maneira natural.

Sentir ansiedade é normal. A ansiedade aparece quando nos confrontamos com situações que percebemos como perigosas e que despertam sentimentos como medo e apreensão. O dia a dia moderno é cada vez mais estressante e acelerado, levando com que muitas pessoas sintam ansiedade de maneira constante e excessiva. Isso se torna um problema que impacta a qualidade de vida, afinal, muitas pessoas ficam preocupadas e tem dificuldade em “desligar” os pensamentos, levando até a casos de insônia.

O excesso de ansiedade pode dificultar a realização de tarefas do dia dia, levando ao uso de medicamentos calmantes e para auxiliar dormir.

Beber um chá para ansiedade é uma maneira natural de diminuir o estresse

Uma maneira natural de diminuir os sintomas é bebendo um chá para ansiedade. O Conselho Regional de Farmácia de São Paulo recentemente lançou uma cartilha indicando quais são os melhores chás para ansiedade. Confira abaixo quais são os melhores chás para ansiedade:

Camomila

A camomila é uma das plantas mais utilizadas por quem busca uma boa opção de chá para ansiedade. Por conta da apigenina presente na camomila, este chá ajuda a diminuir o estresse por acalmar o sistema nervoso central.

chá para ansiedade
O chá de camomila é um dos tipo de chá para ansiedade mais utilizados.

O chá de camomila para ansiedade é simples de ser preparado. Basta fazer uma infusão de alguns minutos com a planta, vendida em sachê ou flores secas. Val ressaltar que pessoas alérgicas a planta e gestantes não devem consumir este chá.

Capim Limão

O capim limão é uma outra opção de planta medicinal para pessoas que buscam um excelente chá para ansiedade. É uma planta calmante e que também diminui a pressão arterial. Além de ter um cheirinho maravilhoso!

chá para ansiedade
O chá de capim limão é uma delícia e muito bom para controlar os sintomas da ansiedade.

O chá de capim limão pode ser preparado com as folhas ou sachês já prontos, vendidos em lojas e supermercados. Importante lembrar que quem já utiliza remédios com efeito sedativo e/ou hipotensor deve ter atenção redobrada com os efeitos do capim limão, que serão potencializados.

Lavanda

A lavanda é uma das plantas mais utilizadas para reduzir o estresse. O chá de lavanda, feito com as folhas secas, é excelente para diminuir os sintomas da ansiedade. Além disso, a lavanda também auxilia a ter um sono reparador. Esse cheirinho de lavanda é uma delícia, não é?

O chá de lavanda ajuda a dormir melhor e diminuir os sintomas da ansiedade.

Cidreira

O uso da cidreira brasileira é recomendado para quem tem uma ansiedade leve. Esta planta medicinal também auxilia pessoas que tenham casos leves de insônia, por ajudar a induzir o sono.

O chá de cidreira brasileira ajuda a relaxar.

Flor de Maracujá

O chá de flor maracujá é um excelente chá para ansiedade, inclusive agindo como um leve sedativo. A passiflora (outro nome da flor de maracujá) é um dos fitoterápicos mais consumidos no Brasil e o seu chá é delicioso!

O chá de passiflora (ou flor de maracujá) é um calmante natural.

Vale ressaltar que o uso por gestantes ou pessoas que estejam tomando remédios sedativos não é recomendado.

Mesmo que estes chás para ansiedade sejam naturais, é importante que você converse com um médico de sua confiança anos de iniciar qualquer tratamento. Cuide de sua saúde e não exagere na dose, o consumo excessivo de plantas medicinais pode levar a complicações e intoxicações.

E você, qual desses chás é o seu favorito? Quer acrescentar algum outro chá para ansiedade na lista? Conte para a gente como você lida com a ansiedade nos comentários.

LEIA TAMBÉM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Índice