29.1 C
São Paulo
quarta-feira, abril 24, 2024

Sinal 5G ganhará ativação em São Paulo na quinta-feira (4), aponta conselheiro da Anatel

São Paulo vai ser a quinta cidade do Brasil a receber o sinal da tecnologia 5G. A partir da próxima quinta-feira (04), a Agência Nacional de Telecomunicação (Anatel) passa a perimir a ativação do sinal da quinta geração na capital paulista.

A decisão aconteceu nesta terça-feira (02), depois de reunião extraordinária do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência (Gaispi), conectada a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e responsável pela liberação do sinal.

Chamada, de forma técnica, de standalone, a tecnologia opera na faixa de 3,5 gigahertz, cuja qual oferta a maior velocidade e a menor taxa de latência, isto é, tempo de resposta. Cidades como Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), João Pessoa (PB) e Porto Alegre (RS) já receberam a aplicação do 5G.

Devido a autorização, as operadas Claro, TIM e Vivo já podem oferecer o serviço aos seus usuários, após a liberação da Anatel. A alteração, no entanto, ainda depende dos próximos passos da Siga Antenado, entidade formada pelas operadoras Claro, TIM e Vivo, vencedoras da faixa de 3,5GHz do leilão do 5G.

As etapas compreendem: Instalação de estações rádio base (torres de comunicação) na quantidade mínima exigida pelo edital do 5G; instalação de filtros para evitar interferências em faixas adjacentes; e o início da distribuição de kits de recepção do novo sinal das TVs parabólicas à população que tem direito (baixa renda).

Depois dessas certificações, alguns testes vão ser realizados e, em caso de interferências, a Anatel possibilita a ativação do 5G. Na capital paulista, os testes já foram sanados com êxito.

“Tudo concluído, instalação de filtros, testes, tudo certo, senão eu não marcaria a extraordinária para aprovar São Paulo”, afirmou o conselheiro Moisés Moreira, em entrevista ao site g1.

LEIA TAMBÉM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS