Agentes da Polícia Militar da GCM (Guarda Civil Municipal) fizeram uma intervenção na região da cracolândia na última quinta-feira (19). A ação esteve envolvida na recém-montada aglomeração, realizada na rua Doutor Frederico Steidel – entre as avenidas São João e Duque de Caxias, no centro de São Paulo.
No momento da operação, usuários de drogas se dispersaram de forma imediata. Nesse sentido, moradores de rua correram para o terminal Amaral Gurgel, situado próximo à localidade.
Ações policiais como esta visam prender traficantes em flagrante, conforme o delegado Roberto Monteiro, da 1ª Delegacia Seccional do Centro.
Um dos principais pontos de concentração dos usuários de drogas tem sido a rua Doutor Frederico Steidel. Contudo, nos últimos dias, o grupo alterna da via à rua Helvétia, no lado oposto da avenida São João.
Algumas barracas foram montadas na Frederico Steidel, atitudes que, segundo a polícia, são realizadas pelos traficantes para que eles possam comercializar drogas sem serem identificados por câmeras de segurança e drones da GCM.
Ocorrida na última quinta, esta foi a primeira da polícia desde a exclusão do fluxo da praça Princesa Isabel, que aconteceu no último dia 11 de maio.
“Os usuários serão recebidos com sopa quente e cobertores na tenda montada no estacionamento do 77° DP”, assegurou.
Uma tenda emergencial foi montada pelo programa municipal Redenção na última terça-feira (17). O objetivo é auxiliar os usuários com tratamento médico.