15.2 C
São Paulo
quinta-feira, julho 7, 2022

Asteroide gigante passa perto da Terra; entenda os perigos

O planeta Terra recebeu a informação de que um asteroide gigante, com 1,8 quilômetro de diâmetro, vai passar perto da sua esfera entre a tarde e a noite desta sexta-feira (27). O comunicado foi feito pelo Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra (Cneos) da Nasa.

Com o nome de 7335 (1989 JA), o corpo rochoso surgiu como descoberta em 1989, e vai passar a uma distância de cerca de 4 milhões de quilômetros da Terra.

O número representa quase dez vezes a distância até a Lua. Já a velocidade será de, no máximo, cerca de 47.232 km/h, de caordo com a Cneos.

Apesar disso, o asteroide não deve colidir com o planeta Terra, porém, ganhou classificação de “potencialmente perigoso”. De acordo com a pesquisadora na área de meteoritos do Observatório do Valongo, Natasha Costa da Fonseca, a classificação está relacionada ao tamanho e ao conhecimento da órbita.

“Isso acontece o tempo todo e normalmente essas chances são muito pequenas. Mas como existem, chamamos de Objeto Potencialmente Perigoso. Isso confunde muitas pessoas”, afirmou.

No ano passado, a agência espacial lançou a missão DART, ou Teste de Redirecionamento de Asteroide Duplo. O objetivo na ocasião foi destruir Dimorphos, lua de pequeno porte que orbitava o asteroide Didymos, próximo a Terra.

Em suma, esta será a demonstração inédita em grande escala dessa categoria de tecnologia pela agência em nome da defesa planetária. Além disso, será a primeira vez que os humanos modificam a dinâmica de um corpo do sistema solar de modo mensurável. A informação é da Agência Espacial Europeia.

LEIA MAIS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS