22 C
São Paulo
domingo, abril 28, 2024

Pronampe: novas regras liberam dinheiro para MEI e CNPJ; veja como aderir

Na última quarta-feira (26), a lei responsável por criar novas regras para o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronambpe) foi sancionada. Dessa maneira, existe a possibilidade dela promover novo recurso financeiro de cerca de R$ 50 bilhões em crédito, segundo defende o Ministério da Economia.

Como resultado, o acesso ao programa tem novo prazo até dezembro de 2024. Criado pelo Congresso, o Pronampe visa efetivar o combate à crise financeira gerada pela pandemia da Covid-19. A medida é defendida em grande escala pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) desde 2020.

Em suma, o programa busca recursos aportados do Fundo de Garantia de Operações (FGO) como solucionador de risco para o depósito de crédito às empresas beneficiárias. Todavia, o montante ainda é inferior diante da situação dos pequenos negócios.

Sancionada, a lei de número 14.348/22 modifica a antiga norma do programa e posterga a devolução de recursos não utilizados ao Tesouro para 2025, gerando maior facilidade para a liberação de mais dinheiro para empréstimos.

Acima de tudo, a lei destrincha a obrigação das empresas que realizaram empréstimos com o Pronampe em 2021 cumprirem a cláusula de manutenção dos empregos. Por outro lado, a regra de manutenção do emprego continua para os empréstimos realizados pelo programa em 2022.

LEIA TAMBÉM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS