Saiba o que fazer caso uma pessoa próxima desapareça
Depois de três dias de busca, o engenheiro Carlos Henrique Honda encontrou a mãe, a senhora Aparecida Midori Honda Ferreira, que sofre com transtornos psicológicos e estava na casa de uma irmã, na Avenida São Miguel, na Zona Leste da Capital.
A mulher estava acompanhada da filha, Amanda Honda Ferreira, que também desapareceu por volta das 19h30. “Encontramos a Amanda na região do Bela Vista. Minha mãe a deixou lá por volta da 1h da madrugada de segunda-feira, dia 4”, disse o engenheiro. Ele afirma que a mulher acreditava estar sendo perseguida. Aparecida foi encontrada na terça-feira, 5, em bom estado, mas foi levada à Santa Casa, por precaução.
Em casos como esse, é importante realizar o registro do Boletim de Ocorrência (BO). É possível realizar o procedimento totalmente on-line, por meio do link www.delegaciaeletronica.policiacivil.sp.gov.br, vinculado à Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo. Não é necessário aguardar 24h, segundo a assessoria de imprensa da Polícia Civil. Assim que o desaparecimento for constatado, pode-se registrar o BO no site.
Também é interessante acessar o Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas (www.delegaciacnpd.org). O portal divulga, na internet, a foto da pessoa que sumiu para facilitar as buscas. Para declarar um desaparecido, é necessário clicar em “cadastrar” e informar dados do declarante, como nome completo, CPF, RG, telefone, endereço, grau de parentesco, número do BO, nome da pessoa desaparecida, local onde ela foi vista pela última vez e características físicas da mesma. Quando ela é encontrada, é necessário dar baixa nos próprios sites.
Destaques