18.2 C
São Paulo
sexta-feira, abril 19, 2024
Array

Gestão Haddad não entrega 61% dos ecopontos



notíciasCidade


Gestão Haddad não entrega 61% dos ecopontos


25/04/2016
11:31 AM
/
Mari Cavalcante
/
Atualizado em 27/04/2016 1:32 pm

O prefeito Fernando Haddad (PT) está a oito meses de terminar o mandato e precisa correr contra o tempo para cumprir o objetivo de a cidade ter 143 ecopontos disponíveis, como estabelecido pelo Plano de Metas e Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PGIRS), da Prefeitura. A gestão Haddad ainda precisa construir 61% das unidades prometidas, ou seja, uma média de seis unidades por mês.

Os ecopontos são locais de entrega voluntária de pequenos volumes de entulho, grandes objetos e resíduos recicláveis.

Atualmente, a cidade possui 90 ecopontos em funcionamento em cinco regiões. Segundo a Prefeitura, foram inauguradas 33 unidades nos últimos três anos pela atual gestão.

Das 53 unidades pendentes, nove estão em obras nos bairros de M’Boi Mirim, Casa Verde, São Miguel Paulista, Ermelino Matarazzo, Itaquera, São Mateus, Ipiranga e Brás.

No ano passado, foram recolhidos 541 mil metros cúbicos de resíduos, de acordo com dados da Prefeitura. Houve crescimento de 11% em relação a 2014, quando o volume recolhido foi de 488,5 mil metros cúbicos.

A comerciante Neusa Maringolo, 63, utiliza o ecoponto Nova York, na Zona Leste, inaugurado na gestão Haddad, para descartar móveis, mas reclama do despejo irregular de lixo e entulho próximo ao local. “Jogam com frequência”, informou.

A Prefeitura informou que há 3,7 mil pontos irregulares de descarte espalhados pela cidade. Juntos, produzem, em média, 56.172,66 toneladas por mês.

Descarte – Moradora deixou restos de móveis no Ecoponto Nova York (Foto: Beto Martins)

Pendências

A Prefeitura informou que a meta do Plano de Governo é de 140 ecopontos. Já o Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos  (PGIRS), decretado em abril de 2014, menciona 143, ou seja, três unidades a mais.

A Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Serviços e da Amlurb, trabalha para atingir a meta de 143 ecopontos até o fim de 2016. No entanto, a  administração pública não informou o prazo de entrega,  nem os locais das 53 unidades pendentes. O custo médio de implantação dos ecopontos é de R$ 250 mil. Os endereços e horário de funcionamento estão disponibilizados no site: www.prefeitura.sp.gov.br.



LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Índice