18.9 C
São Paulo
terça-feira, maio 28, 2024

Caderno Int Not Cod 7135 Cod Sis 38



03/04/2007
Cidade oferece bons roteiros




O nome Araxá, na língua tupi-guarani, significa “lugar onde primeiro se vê o sol”. A cidade foi palco da lenda de Dona Beja, conhecida por muitos brasileiros, envolvendo a jovem Anna Jacintha de São José (que existiu, de fato), que passou para a história como dona Beja. Segundo a tradição popular, a beleza de Anna, na época com 15 anos, encantou o ouvidor real Joaquim Inácio Silveira Motta, que mandou que a seqüestrasse. O caso escandalizou a pequena cidade mineira e requereu a atenção do rei dom João VI, uma vez que o ouvidor era amigo de seu filho, o infante dom Pedro. Para acalmar a população local, que estava muito revoltada, o futuro imperador do Brasil, com o título de dom Pedro I, convenceu o pai a incorporar a região à província de Minas Gerais. Até então, aquela redondeza era causa de litígio entre Minas e Goiás.

Dona Beja é célebre na cidade e seu nome é sempre associado a luxo e aventura. Ela dá nome a pousada, fonte, museu e outros pontos. Na praça Coronel Adolfo, por exemplo, se encontra o Museu Histórico de Araxá Dona Beja, edificação da primeira metade do século XIX. O espaço apresenta parte da história da cidade por meio de peças indígenas, móveis do período imperial, oratórios, louças e documentos.

Outros espaços que merecem uma visita em Araxá são o Museu Sacro da Igreja São Sebastião e a Fundação Cultural C. Barreto. O primeiro ofereceu ao visitante um acervo com imagens e esculturas barrocas, feitas por Bento Antônio Boa Morte, artista local. Já a fundação ocupa um antigo prédio da estação ferroviária e preserva a cultura e a memória araxaenses.

COMO CHEGAR:

Saindo de São Paulo, a melhor opção é pela Via Anhangüera até Uberaba. Depois, é só seguir pela rodovia federal BR-262 até Araxá. Também é possível chegar à cidade por via aérea. A maioria dos vôos faz escala em Belo Horizonte.

ONDE FICAR:

Ouro Minas Grande Hotel e Termas de Araxá, fone (34) 3669-7020

Hotel Colombo, (34) 3662-4016

Pousada Dona Beja, fone (34) 3662-1700

Pousada do Sesc, fone (34) 3661-4683


Veja Também
          bolinha.gif 5x5
Termas são os destaques de Araxá

bt_print.gif 93x20
    

email1.gif 176x20

    

voltar.gif 56x20

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS