15.2 C
São Paulo
quinta-feira, julho 7, 2022

Biblioteca digital ‘0800’ com 15 mil títulos é divulgada pelo Governo de SP

A biblioteca digital gratuita do estado de São Paulo foi lançada, na última quinta-feira (9), pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado. Apelidada de “BibliON”, ela possui um acervo de mais de 15 mil títulos, além de uma ampla lista de atividades culturais, a exemplo de clubes de leitura e oficinas de capacitação.

Cercada por um investimento total de R$ 10 milhões do Governo de São Paulo, a medida vai abranger cerca de 330 bibliotecas municipais integrantes do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (SisEB.), situadas em 240 cidades no Estado.

A proposta do projeto busca estimular a capacitação contínua dos profissionais de bibliotecas, além de provocar o desenvolvimento de usuários, tanto da biblioteca digital, como das físicas.

“A BibliON vai permitir que a gente amplie o acesso e estimule o hábito da leitura. A nova plataforma tem o mesmo status e importância das bibliotecas estaduais e do sistema SiSEB. Uma instituição de caráter continuo e permanente, que acompanhará toda a evolução tecnológica e das pessoas”, explicou o secretário de Cultura e Economia Criativa, Sérgio Sá Leitão.

O acervo contemplará atualizações constantes e terá títulos de diversos gêneros, áreas de conhecimentos e idiomas, no formato de livros digitais (e-books) e audiolivros. Clubes de leitura, podcasts, seminários e outras atividades culturais também estão inseridos.

“Bibliotecas públicas contemporâneas no mundo são o que há de mais moderno em termos de investimento de cultura e economia criativa. Mas, para que essa afirmação seja verdadeira, é necessário que os projetos sejam pensados para privilegiar não apenas o acervo como também – e principalmente – o usuário, por meio de uma oferta variada de serviços que compõem o conhecimento além da leitura”, analisou o diretor executivo da SP Leituras, Pierre André Ruprecht.

Caso o usuário queira realizar empréstimos, ele tem a possibilidade de fazer de até duas obras simultâneas, por 15 dias. Para ter direito ao serviço gratuito, os interessados precisam acessar www.biblion.org.br ou baixar o aplicativo BibliON, disponível no Google Play e na Apple Store, após fazer um cadastro.

LEIA MAIS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS