notíciasDestaque Economia
Atenção a contratos pode evitar desrespeito
13/03/2015
10:22 AM
/
Deisy de Assis
/
Atualizado em 16/03/2015 10:59 am
Neste domingo é comemorado o Dia do Consumidor. Com frequência a população tem seus direitos desrespeitados nessa esfera e, segundo os órgãos de defesa, medidas simples, como atenção a documentações, podem ser cruciais para evitar possíveis fraudes.
A assistente técnica da Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor de São Paulo (Procon-SP), Marta Aur destaca que a primeira medida de cautela para evitar problemas é pensar bem sobre a necessidade de adquirir um serviço ou produto.
“Quando se decide pela aquisição, é fundamental ler todas as informações referentes ao que está sendo comprado”, disse. Marta argumenta que o consumidor deve conhecer todas as cláusulas dos contratos, a fim de saber os seus deveres e direitos e evitar surpresas indesejadas posteriormente.
Nos rankings de reclamação das entidades de defesa, as empresas de telefonia e instituições financeiras são as campeãs. Só o Procon-SP registrou 44,9 mil queixas contra empresas financeiras. Já no Instituto Nacional de Defesa do Consumidor (Idecon), do total de 1.858 reclamações, 53,8% eram contra empresa de telefone e, 32,7%, contra bancos.
“A necessidade geral de uso de serviços de telefone e a alta incidência de consumidores endividados elevam a procura por essas empresas, que por vezes agem de forma inapropriada com clientes, principalmente com cobranças indevidas”, comentou o presidente do Idecon, Reginaldo Sena.