19.6 C
São Paulo
sábado, setembro 21, 2024
Array

STF decide pela extinção da pena de Genoino



notíciasDestaque Politica


STF decide pela extinção da pena de Genoino


05/03/2015
8:57 AM
/
Estadão Conteúdo/ Foto: Roberto Barroso/ ABR
/
Atualizado em 06/03/2015 11:25 am

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) aprovaram na tarde de ontem, por unanimidade, a extinção da pena imposta ao ex-presidente do PT José Genoino no processo do mensalão. Ele foi beneficiado pelo indulto natalino, previsto em decreto assinado pela presidente Dilma Rousseff em dezembro do ano passado. Genoino é o primeiro dos réus condenados no processo do mensalão a se livrar da pena.

O ex-presidente do PT foi condenado em 2012 a 4 anos e 8 meses de prisão por corrupção ativa e passou a cumprir a pena em novembro de 2013. No final do ano passado, o ex-parlamentar conquistou a progressão de pena e passou para o regime aberto. Atualmente, ele está em prisão domiciliar.

O decreto presidencial de 24 de dezembro do ano passado, praxe no período de Natal, concedeu o perdão da pena para aqueles que tiverem pena privativa de liberdade inferior a oito anos e que tenham cumprido um terço da pena para o caso de presos não reincidentes.

Até 25 de dezembro, quando começou a valer o decreto presidencial, o ex-deputado havia cumprido um ano, um mês e dez dias da pena, período que foi estendido pelo fato de o réu ter conseguido reduzir 34 dias da punição, alcançando com isso o período mínimo necessário para pedir o benefício, de um ano, dois meses e 14 dias. Com a extinção da punibilidade, aprovada pelo STF ontem, Genoino não é mais um condenado e, portanto, não tem nenhum tipo de restrição.

 



LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Índice