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quinta-feira, maio 2, 2024

Sony fecha acordo para transformar músicas em NFT

Uma das maiores produtoras de música do planeta, a Sony Music Entertainment, teria demonstrado grande interesse em passar a trabalhar com seus produtos junto a tokens não fungíveis (NFTs). Tal intenção foi revelada depois que informações foram vazadas quanto a um pedido de registro da marca do qual cobriria músicas e artistas sob o logotipo da Columbia Records, adjacente da Sony.

De acordo com o que pode ser analisado do pedido de marca registrada, que foi feito no dia 30 de agosto, no geral, a Sony deve passar a abranger “gravações de áudio e vídeo com apresentações musicais ao vivo autenticadas por NFTs”, ou seja, existindo a possibilidade de músicas produzidas pela gravadora se tornassem NFTs.

O pedido foi feito ao Escritório de Patentes e Marcas Registradas dos Estados Unidos, o USPTO, e compartilhado pelo advogado e jornalistas sobre marcas registradas, Mike Kondoudis, que já vazou informações do tipo sobre pedidos de marcas como NBA e Premier League, ambas ligas Esportivas que planejavam se introduzir na web3, e de fato se introduziram.

“A SonyMusic entrou com um pedido de marca registrada para o logotipo da Columbia Records alegando planos de usá-lo para; Mídia com suporte NFT; Produção de música e podcast; Gerenciamento de artistas e serviços de distribuição de música”, publicou Mike em seu Twitter.

Além disso, estaria incluso uma espécie de aplicativo, que também serviria para abranger serviços, promoções especiais e entretenimento em ambiente digital, que incluiria desde músicas e clipes, até mesmo podcasts.

Sony já se envolveu em projetos na Web3

Apesar do novo pedido de marca registrada da Sony ser um grande passo no avanço tecnologico quanto a web3 para a empresa, tal projeto já vem numa “esteira” de outras iniciativas do mesmo segmento que já aconteceram.

Um exemplo a ser citado, é que em março deste ano, a Sony Music fez parceria com o Snowcrash, mercado de tokens não fungíveis baseado na rede de Blockchain da Solana, uma das maiores do mercado atual.

Tal parceria surgiu para idealizar, e ainda neste ano, lançar coleções em NFT de dois dos principais cantores da Sony, Bob Dylan e Miles Davis.

Além disso, mais recentemente, em agosto, outro mercado de negociação e criação de NFTs, o MakersPlace, fez financiamentos que ultrapassaram a casa dos 30 milhões de dólares, em cima de empresas de entretenimento, que incluíam a Coinbase, Pantera Capital e justamente a Sony Music.

Assim como já estão 100% inseridos na indústria esportivas, o segmento de NFTs e Metaverso cada dia mais se aproximam da indústria de entretenimento, seja qual for, desde música até cinema.

Exemplo mais recente e explícito desse avanço prévio, é o que aconteceu na última edição do VMA (Video Music Awards) da MTV, que premia artistas musicais, e que nessa edição, estreou a categoria Best Metaverse Performance, que dava o troféu a melhor produção em ambiente no Metaverso.

A expectativa é que até 2024 exchanges, Criptomoedas e startups desse mercado sejam tão influentes como patrocinadoras ou parceiras quanto marcas que hoje já são cimentadas.

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