Ponto de vista: Princípio da Proporcionalidade
O Princípio da Proporcionalidade guarda estrita relação com o Direito Penal, pois a punição estatal deve guardar estrita relação com a conduta praticada. A sociedade, por exemplo, não pode achar normal aplicar uma pena de um a quatro anos a uma pessoa que tenha subtraído uma moeda de dez centavos. Tal postura se mostraria extremamente desproporcional à conduta praticada, fazendo com que uma punição nesses moldes fosse completamente absurda.
O Direito Penal deve ter por escopo evitar e punir a ocorrência de condutas humanas graves. Assim, a ação inexpressiva, insignificante, sem nenhuma importância não deveria e não poderia ser considerada como sendo um crime. Se desta forma fosse, estaríamos diante de um Estado draconiano, que levaria a punições extremas a todo e qualquer tipo de conduta. Entretanto, cada caso deve ser analisado concretamente. Isso é preciso para que não se promovam excessos com relação às punições, bem como para que não se cometam omissões quanto à reprimenda de determinadas condutas. O que toda a sociedade deseja é que haja uma proporcionalidade entre o ato praticado e a punição aplicada ao caso.
Entretanto, hoje vivenciamos uma enxurrada de tipos penais que não se coadunam com referido princípio e isso faz com que haja uma discrepância absurda entre o ato praticado e a reprimenda aplicada. Vide o exemplo de um furto simples, em que o patamar máximo da pena a ser aplicada é de quatro anos, ao passo que no caso de um homicídio culposo, a pena máxima aplicada é de três anos. Isso mostra a grande distorção que existe junto ao Sistema Penal Pátrio, pois para nosso ordenamento, o patrimônio tem uma importância maior que a vida, algo no mínimo absurdo, que merece sem dúvida ser revisto. Assim, me parece absurdo – e acredito que não só a mim, mas a todos nós – que se reprima de maneira mais severa um delito contra o patrimônio do que um delito contra a vida, devendo tal entendimento ser revisto com urgência, como medida da mais lídima Justiça.José Luís Pires Alexandre é Delegado de Polícia Assistente da Delegacia Seccional de Guarulhos Encarregado da Equipe Corregedora de Guarulhos
O Outro Lado do Paraíso
Segunda, 19/03
Clara pede a Patrick que eles mantenham o romance em segredo por causa de Tomaz. Jô garante a Adriana que fará com que ela fique com Patrick. Beth e Clara fazem um exame de DNA. Juvenal, Mariano e Gael conseguem resgatar os garimpeiros. Diego e Karina se casam. Amaro teme ficar cego para sempre. Mercedes avisa a Xodó que ela precisará revelar um segredo para ajudar Clara. Clara ameaça Sophia.
Terça, 20/03
Sophia e Zé Victor culpam Johnny pelo acidente na mina. Johnny pede demissão do garimpo e Leandra o contrata como segurança do bordel. Patrick comenta com Adriana sobre o processo de Aura. Passamse alguns meses. Nasce a filha de Suzy e Samuel. Beth afirma a Clara que Gael a ama. Renato propõe se casar com Fabiana em troca de metade do dinheiro que pretende tirar de Clara.
Quarta, 21/03
Renan exige dinheiro de Jô. Xodó quita a dívida de Cleo com Leandra. Xodó pede Cleo em casamento e Mercedes abençoa a união dos dois. Gael termina o relacionamento com Aura e afirma a Lívia e Tomaz que quer reconquistar Clara. Adinéia trama um plano para afastar Samuel de Cido. Ivanilda e Valdo se reencontram. Mercedes recebe uma visita. Patrick descobre informações sobre Renan.
Quinta, 22/03
Patrick, Clara e Beth desmascaram Renan. Diva conhece Cleo e Mercedes pede perdão à filha por têla expulsado de casa no passado. Sophia afirma a Aura que conseguirá provar que a moça é irmã de Clara. Fabiana e Renato se casam. Radu pede Raquel em casamento. Adriana sente dores e Patrick a leva para o hospital. Renan confronta Beth sobre seu alcoolismo. Gael procura Clara.
Sexta 23/03
Clara revela a Gael que está com Patrick. Raquel pede um tempo para pensar na proposta de casamento de Radu. Gustavo é condenado e obrigado a se aposentar, e Clara comemora. Raquel sofre ao pensar em Bruno e termina o relacionamento com Radu. Bruno e Raquel se declaram um para o outro. Aguiar anuncia que o estado de saúde de Adriana é grave. Sophia quer falsificar o exame de DNA de Aura.
Sábado 24/03
Moura se recusa a participar do esquema de Sophia e Aura. Raquel afirma que não ficará com Bruno. Mercedes prevê que Clara conseguirá vencer Sophia com a ajuda de Xodó. Zé Victor decide reatar com Tônia. Laura e Rafael dormem juntos pela primeira vez. Beth procura Renan e os dois se beijam. Fabiana e Renato se preparam para confrontar Clara e Patrick. Nasce o bebê de Karina e Diego.
Ponto de vista: Pequeno traficante não existe
Esta semana, por mais uma vez, o STF reconheceu a duas traficantes de drogas o direito de cumprirem suas penas em regime aberto, facultando a elas, inclusive, a possibilidade de somente prestarem serviços à comunidade. Sinceramente, gostaria de saber como é que fica a CF/88 nesse caso, a qual é expressa no sentido de que o tráfico é, sim, crime hediondo, não podendo, por óbvio, ser apenado com sanções tão ridículas. De acordo com o Supremo, sendo o agente primário e de bons antecedentes, e não sendo ele integrante de organização criminosa, o tráfico continua tráfico, mas não hediondo, permitindo, assim, esse tratamento benevolente. Só não sei de onde tiraram isso! Da Constituição é que não foi!
Aduz o STF que os “pequenos” traficantes não cometem crimes hediondos, mas só os “grandes”, muito embora não haja nenhuma diferença ontológica entre a prática de um e de outro. Quem é o “pequeno” traficante para o STF? O pipoqueiro da escola, que pode viciar nossos filhos? Será que ele é de fato “pequeno”? Ora bolas, se ele pode acabar com aquilo que temos de mais precioso em nossas vidas, será que podemos chamá-lo mesmo de “pequeno”? Para o “grande” traficante existir, é óbvio que ele precisa do “pequeno”. E, para acabar com aquele, precisamos também acabar com este. É tudo a mesma praga! Não existe diferença nenhuma! Chega desse raciocínio marxista! Para muitos, se é traficante rico, então é criminoso. Se for traficante pobre, então é vítima da sociedade.
Temos de punir o agente pelo crime em si, e não pela sua classe social. Esta pouco importa! Punir com rigor só o chamado “grande” não adianta. Caindo só este, o “pequeno” vai lá e se reorganiza, ou então procura outro “grande” para trabalhar. O banditismo não se combate só no centro de comando, mas também no varejo, bandido por bandido, rua por rua, bala por bala. Se um cão feroz vier te atacar, o que você fará primeiro? Dominará o cachorro ou procurará o proprietário? No tráfico também tem de ser assim! Entendeu, Supremo?
*Rodrigo Merli Antunes é Promotor de Justiça do Tribunal do Júri de Guarulhos e pós-graduado em Direito Processual Penal
Nova estação da CPTM será inaugurada até sábado
A estação Eucaliptos, da Linha 5-Lilás, do Metrô, vai ser inaugurada neste final de semana, segundo informações do governo estadual.
A abertura ao público deve acontecer com a emissão do certificado de segurança para circulação dos trens com usuários por parte da empresa Bombardier, explicou a empresa.
A expectativa é que a operação seja assistida, com horário reduzido e passagem gratuita até Brooklin. O governador Geraldo Alckmin (PSDB) afirmou, no começo do ano, que o Estado iria entregar 18 estações até dezembro.
Além da Eucaliptos, está prevista, a entrega das estações Moema, AACD-Servidor e Hospital São Paulo. Já a estação Campo Belo fica para dezembro. Este mês deve ocorrer também a entrega das paradas São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstói, Vila União e Jardim Planalto, todas da Linha 15-Prata.
Destaques