21.1 C
São Paulo
quinta-feira, abril 25, 2024

Toca do Lobo: Democracia 7 x 1 Arrogância









Bolsonaro democraticamente é o presidente do País. O voto (e voz) da maioria há de ser respeitado (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)


Opinião

E chega ao fim a eleição mais conturbada e polêmica de nossa jovem democracia. Teve mentiras, tentativa de homicídio, vídeo pornô, fake news, choradeira, ódio gratuito, difamações, calúnias e muito mais.

Bolsonaro democraticamente é o presidente do País. O voto (e voz) da maioria há de ser respeitado, afinal, o time perdedor não fala tanto sobre defender a democracia? Está na hora de começar a respeitá-la, que tal?

O PT teve quatro mandatos consecutivos e envolto em crimes, corrupção, desvio de trilhões do dinheiro público (o maior da história do mundo) e afundou a Nação numa crise, portanto, nada mais justo que deixar o Brasil ter uma nova oportunidade e seguir um novo caminho de acordo com a vontade suprema da maioria do povo.

Vejo pessoas gritando aos quatro ventos que não deixarão o novo presidente governar. Que tipo de “democracia” é esta que só vale se o seu candidato vence?

Superem a derrota, vigiem o presidente, mas aceitem a democracia. Se houver uma péssima gestão (o que eu duvido), com certeza não faltará oposição, inclusive a minha, pois é notório a todos que não possuo políticos de estimação.

Eu luto e defendo o Brasil, esteja quem estiver no comando. Não sigo e nunca segui “personalidades”, pois tenho a minha personalidade. Seguir como cadelas no cio qualquer ordem da mídia “golpista”, bater palmas para egocêntricos que defendem apenas o próprio umbigo, enaltecer oportunistas, fazer mal uso da palavra “fascista” (95% sequer sabem a origem do vocábulo) e confundir ditadura com regime militar, realmente não é o meu estilo.

O petista Fernando Haddad, por quem não tenho nenhuma admiração, é tão medíocre quanto prepotente. O sujeito não teve sequer a honradez de saber perder e, em arrogância tal qual seu titereiro da cadeia, ignora a democracia e desrespeita os brasileiros que elegeram, de forma orgânica, seu adversário.

Falta-lhe caráter e humildade, assim como o rapper Mano Brown, que entende e fala a língua de parte da periferia, foi enfático ao dizer no palanque do PT que o partido perdeu a comunicação com o povo porque falta humildade.

A democracia venceu. O Brasil mostrou que não apoia mais ladrões, corruptos e não segue as ordens da emissora de TV, que até ontem dava as cartas. O Brasil deixou de ser o puxadinho da cobertura de luxo no Leblon, onde Caetanos, Chicos e asseclas festejam com caviar e champanhe a estupidez daqueles que os seguem como ratos de Hamelin. O Brasil mostrou que, apesar desta turma, amanhã há de ser outro dia.

Que venha um novo Brasil de fé, trabalho, paz e união. Que o presidente não decepcione o povo que lutou ao seu lado contra a mentira e a sordidez de quem não quer nunca perder o poder e, de modo sórdido, separou uma nação. Os tempos estão mudando e os velhos hábitos sumirão do mapa.

Boa sorte, presidente! Boa sorte, Brasil!




BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS

 






Raul Jungmann afirma que ato está previsto na Constituição (Foto: Antonio Cruz/EBC/FotosPúblicas)


Nacional

Ministro da Defesa afirma que intervenção no Rio não ameaça a democracia

 




Interceptação telefônica só é permitida em raríssimos casos (Foto: Fernanda Carvalho/ Fotos Públicas)


Opinião

Ponto de vista: STJ não admite interceptação

A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, contempla em seu artigo 5º, inciso XII, a inviolabilidade das comunicações telefônicas, somente podendo ocorrer a interceptação, por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a Lei nº 9.296/1996 estabelece, para fins de investigação criminal ou instrução processual penal.

A flexibilização desta garantia constitucional é possível desde que o magistrado observe rigorosamente os requisitos legais, devendo descrever com clareza a situação objeto da investigação. É inadmissível a interceptação telefônica quando: não houver indícios razoáveis da autoria ou participação em infração penal; a prova puder ser feita por outros meios disponíveis; e o fato investigado constituir infração penal punida, no máximo, com pena de detenção.

Ao decretar a medida, o juiz deverá fundamentar sua decisão, sob pena de nulidade, devendo indicar a forma de execução. A interceptação não poderá exceder o prazo de quinze dias, renovável por igual tempo uma vez comprovada a indispensabilidade do meio de prova. No corrente mês de fevereiro, a 6ª Turma do Superior Tribunal de Justiça reconheceu como nulas decisões que decretaram interceptações telefônicas de um homem pronunciado por homicídio qualificado e que seria encaminhado ao júri popular por ausência de fundamentação.

O Relator do Recurso Especial nº 1.705.690 – SP foi o ministro Nefi Cordeiro, que em seu voto sustentou que a mera menção do magistrado – de que decreta a interceptação telefônica nos termos da representação do Ministério Público – não é o suficiente para aplicação de medida tão severa, encontrando-se, portanto, desacompanhada de elementos de convicção que efetivamente indicassem sua necessidade, motivo pelo qual reconheceu a ilicitude das provas produzidas e de todas a elas derivadas.

A decisão do STJ figurou como símbolo de alerta aos Juízes de nosso País, no sentido de que o inciso IX do artigo 93 da CF/88 deve ser seguido a rigor, não podendo se admitir decisões ratificadoras de representações do Ministério Público ou de delegados de polícia, pois, a flexibilização das garantias constitucionais do cidadão é exceção à regra da inviolabilidade das interceptações telefônicas.

Cristiano Medina da Rocha é advogado e professor universitário

 







Ação movida pelo PT contra Faustão, Huck e Globo é arquivada


Fora dos Trilhos

Ministro do TSE manda arquivar ação do PT contra Luciano Huck, Faustão e Globo

O ministro Napoleão Nunes Maia, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mandou arquivar nesta quinta-feira, 15, uma ação movida pelo PT contra a Rede Globo e os apresentadores Luciano Huck e Fausto Silva.

Para o partido, houve campanha eleitoral antecipada durante a participação de Huck no programa “Domingão do Faustão”, que foi ao ar em 7 de janeiro.

O ministro, no entanto, entendeu que, como Huck já afirmou publicamente e reiterou à Justiça Eleitoral que não será candidato à Presidência da República, “inexiste qualquer elemento minimamente confiável que possa lastrear o pedido apresentado”.

“O Poder Judiciário analisa fatos e direitos postos nos autos, cuja veracidade, neste caso, é a de que o Representado Luciano Grostein Huck não é candidato no pleito de 2018, como ele afirma e reitera na sua defesa, integrada neste processo, perante esta Corregedoria Eleitoral”, diz a decisão.

O ministro também afirmou que os dois autores da ação, o deputado Paulo Pimenta (RS) e o senador Lindbergh Farias (RJ), “carecem de legitimidade ativa” para propor a ação, pois a legislação eleitoral determina que esse tipo de representação deve ser feita por “partido político, coligação, candidato ou Ministério Público Eleitoral”.

 




Será a 5ª edição da “Sexta Sem Carro” em São Paulo (Foto: Lucas Dantas)


Cidade

Ruas do Centro Histórico ficarão bloqueadas nesta sexta

A 5ª edição da “Sexta sem Carro” acontece nesta sexta-feira, 23, das 6h às 18h, quando serão fechadas algumas vias do Centro Histórico de São Paulo para a circulação de veículos. A ação começou em outubro e é realizada em toda última sexta-feira de cada mês para, segundo a Prefeitura, promover o uso de transporte público e bicicletas, além de incentivar soluções como a prática da carona entre amigos e vizinhos e as pequenas viagens a pé.

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) não informou quais foram os resultados obtidos. Funcionários da empresa vão acompanhar o evento durante o dia, realizando monitoramento nos desvios e os principais cruzamentos afetados, orientando os motoristas sobre a restrição na circulação.

Desvios

Sentido da Praça da Sé/Praça Ramos de Azevedo: Rua Senador Feijó, Rua Cristóvão Colombo, Rua Riachuelo, Túnel Papa João Paulo II, Avenida Prestes Maia, Avenida Senador Queirós, Avenida Ipiranga, Avenida São Luís, Rua Coronel Xavier de Toledo e Praça Ramos de Azevedo.

Sentido da Praça Ramos de Azevedo/Praça da Sé: Rua Conselheiro Crispiniano, Avenida São João, Avenida Ipiranga, Avenida São Luís, Viaduto Nove de Julho, Viaduto Jacareí, Rua Maria Paula, Viaduto Dona Paulina, Praça Dr. João Mendes, Rua Anita Garibaldi, Rua Roberto Simonsen, Rua Venceslau Brás e Praça da Sé.

 







Licitação deve ser totalmente atendida até maio deste ano (Foto:Lucas Dantas)


Cidade

CPTM entrega metade dos trens previstos em licitação

A  CPTM entregou 34 dos 65 trens adquiridos por 1,8 bilhão de reais na licitação internacional, que terminou em 2016. As empresas do Consórcio Iesa – Hynday Roten (30 trens a R$ 788 milhões) e a espanhola CAF (35 trens por R$ 1 bilhão) já foram multadas diversas vezes pela demora na entrega dos equipamentos. 

Durante inauguração das obras da nova estação Francisco Morato, o governador Geraldo Alckmin (PSDB), ressaltou que o processo de renovação de toda a frota da Linha 7-Rubi (Luz-Francisco Morato) deve ser concluída até maio. O trajeto tem 19 novos trens em circulação e transporta 415 mil passageiros por dia útil.


“Temos nesta linha alguns trens ainda da década de 1950, com mais de 60 anos. Os novos trens têm vagões contínuos, que são mais seguros, maior motorização, câmeras de segurança e ar-condicionado. São mais confortáveis, seguros e silenciosos”, disse Alckmin.

 A Linha 11-Coral Expresso Leste (Luz-Guaianazes) também foi beneficiada com outros 15 veículos da nova frota. Pelo menos 500 mil pessoas por dia utilizam este percurso. Os demais trens ainda precisam ser entregues e passar pelos testes necessários. 


VEJA NOSSA EDIÇÃO VIRTUAL

Notícias de última hora

Governo vai restringir concursos públicos

Ibovespa abre sem entusiasmo e recua em meio a dúvidas sobre Previdência

 

Geral

Metroviários de SP suspendem greve, mas passageiros relatam operação mais lenta

 

Geral

Após 5 anos, licitação de ônibus de SP abre sem concorrência

Marcos Mion mostra reação dos filhos ao vê-lo sem barba pela 1ª vez

Foto de ovo que quebrou recorde no Instagram era campanha de saúde mental

Incêndio em prédio residencial em Paris mata ao menos 10 e fere cerca de 30

UE anuncia assistência humanitária adicional para Venezuela

Mourinho é condenado a um ano de prisão por fraude fiscal, mas não cumprirá pena

Scheidt desiste de aposentadoria e vai tentar vaga nos Jogos de Tóquio-2020

PF mira em servidores de Alagoas por desvio de R$ 4,5 milhões

MP Eleitoral já defendeu cassação de Alcolumbre; TSE vai analisar caso

  • Create an account

  • Forgot your username?

  • Forgot your password?

or

or




Articulistas

  • Sample avatar

    Cristiano Medina Rocha

    Articulista

  • Sample avatar

    Célia Leão

    Articulista

  • Sample avatar

    Edmilson Souza

    Articulista

  • Sample avatar

    Jorge Tadeu Mudalen

    Articulista

  • Sample avatar

    Leandro Cano

    Articulista

  • Sample avatar

    Rodrigo Merli Antunes

    Articulista

  • Sample avatar

    Sandra Tadeu

    Articulista

Colunistas

  • Sample avatar

    Mauricio Nunes

    Colunista

  • Sample avatar

    Tony Auad

    Colunista

 







O Tribunal de Justiça de São Paulo tem a maior demanda do País e, ainda assim, é o mais ágil (Foto:


Opinião

 





Renan Calheiros perdeu o braço de ferro com Onyx Lorenzoni (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)


Opinião

Editorial: Renan não é oposição desde Collor; agora terá de cumprir este papel

 






Retração na economia mundial trará ainda mais dificuldades para os pequenos empresários (Foto: Divulgação)


Opinião

 






É preciso que o Congresso analise as propostas de forma séria e comprometida (Foto: Lula Marques/Fotos Públicas)


Opinião

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Índice

Índice