23.8 C
São Paulo
segunda-feira, maio 6, 2024

Novo Twitter vira alvo de golpes Cripto em massa; Veja como evitar

Conhecido como o “novo Twitter”, a mais nova invenção de Mark Zuckerberg, Threads, surgiu em meio a uma polêmica compra do Twitter pelo bilionário Elon Musk, que passou a fazer uma série de mudanças na plataforma, inclusive seu logo e nome, mudando para ‘X‘.

Visando ser um lugar de refúgio para os antigos e possíveis novos usuários do X, o Threads vem fazendo um sucesso instantâneo em seu pouco tempo de existência, se tornando inclusive a rede social de crescimento mais rápido da história, tendo mais de 100 milhões de novos usuários em menos de uma semana.

Com tantas novas contas e pessoas entrando na mais nova rede, era de se esperar que golpistas aproveitassem do hype e já começassem a agir para espalhar fraudes e golpes, principalmente se apoiando em outro assunto em alta, as Criptomoedas.

Em apenas 24 horas de mapeamento, a empresa de segurança cibernética Kaspersky descobriu mais de 200 links suspeitos usando Threads como isca para enganar possíveis vítimas, segundo relatório apresentado ao portal de notícias ‘Portal do Bitcoin‘.

Alguns desses golpistas usaram tokens falsos para atrair investidores, fingindo ter algum tipo de conexão oficial com Threads.

Golpistas “inventaram” duas novas Criptos para o Threads

Assim como a maioria dos golpes desse tipo, os criminosos se apoiam na ideia da criação de uma nova Cripto supostamente oficial para atrair vítimas e passar uma espécie de credibilidade.

Ainda em pesquisa de varredura apresentada pela Kaspersky, foram identificadas duas coins falsas, com nomes de Threadscoin e Threadstoken, que já estavam sendo apresentadas ao público com o discurso de “Moeda oficial do Threads”.

A Threadstoken e a Threadscoin afirmaram ser o “futuro da moeda digital” os vendendo como “estabilidade” e “acessibilidade”. Através destes anúncios enganosos, direciona as pessoas para a plataforma de venda de tokens e incentiva-as a contribuir com uma determinada quantia para ganhar uma quantidade correspondente de novos tokens na carteira.

Isso é apenas uma farsa, quando as vítimas depositam suas criptomoedas com os golpistas, elas não ganham nada além de perdas.

Entre as recomendações feitas por especialistas para evitar cair em golpes como o citado acima, que também se aplicam em crimes que estão presentes em diversas outras redes, está desconfiar de mensagens oferecendo benefícios altos e até surreais em comparação a parâmetros do mercado, ou até mesmo de ofertas “grátis”. Sempre verificar o endereço do site clicado é uma forma de evitar, conferir se há erros gramaticais ou o uso de termos genéricos e também nunca baixar arquivos desconhecidos.

A Meta, que é a empresa de Zuckerberg que está por trás de Instagram, Facebook, Whatsapp e agora Threads, ainda não se pronunciou sobre o assunto, mas em outras redes sempre deixa um recado de que está de olho em golpistas e sempre recomendando que seus usuários fiquem atento a esses golpe.

LEIA TAMBÉM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS