Conheça o novo modelo da Audi, lançado no Salão do Automóvel de Paris
Aerodinâmica, transmissão e sistema de resfriamento foram focos de melhorias no modelo (Foto: Divulgação)
Autos e Afins
A Audi Sport customer racing apresenta seu quarto novo modelo em apenas quatro anos: após a segunda geração do R8 LMS (2015), o RS 3 LMS TCR touring (2016) e o R8 LMS GT4 (2017), a evolução do R8 LMS GT3 foi revelada nesta semana no Salão do Automóvel de Paris.
Michael-Julius Renz, diretor-geral da Audi Sport GmbH, e Chris Reinke, chefe da Audi Sport customer racing, revelaram o modelo para os visitantes da exibição. A nova versão do modelo, bem-sucedido em corridas de alta velocidade e resistência em todo o mundo, é adaptada às exigências do cliente com relação a tecnologia e custos de operação.
Bathurst, Daytona, Dubai, Laguna Seca, Nürburgring, Sepang e Spa: desde o lançamento do R8 LMS, em 2015, ele cravou seu nome nas listas de campeões das principais corridas de resistência. Os títulos de campeonatos mundiais, somado ao sucesso internacional na Copa Mundial FIA GT e no Intercontinental GT Challenge, arrematam o histórico de vitórias desse carro.
Contudo, sempre há espaço para melhorias na Audi Sport: “Ao desenvolver a evolução do carro, colocamos maior foco em nossos clientes e suas necessidades”, diz Reinke. “O estágio de pré-design para a segunda evolução da geração atual do nosso modelo foi baseado em diversas discussões com nossas equipes.” Além dos pilotos profissionais, que fazem sucesso com esses carros de corrida, pilotos amadores também conquistaram vitórias de classe ou títulos gerais na América, Ásia, Austrália, Nova Zelândia e Europa.
Empresa investiu na base técnica
Durante o desenvolvimento do projeto da evolução mais recente, a Audi Sport se concentrou em fornecer a esses clientes uma base técnica ainda melhor que a oferecida antes. A otimização da aerodinâmica e do sistema de resfriamento fornece maior consistência sob diversas condições de pilotagem dinâmica. A durabilidade dos elementos da transmissão é outra área de foco.
Para as equipes, o pacote de evolução do R8 LMS compensa em termos de corrida e economia: modificações moderadas do conceito geral e maiores intervalos entre manutenções para a embreagem e a transmissão representam investimentos sensíveis que prometem sucesso em corridas e oferecem suporte aos amadores.
Independentemente se as equipes já sejam proprietárias de um R8 LMS de segunda geração ou comprem um modelo novo, as alterações trazem benefícios a todos e também são adequadas para a readaptação de carros de corrida anteriores. Após o lançamento mundial em Paris, a Audi Sport entregará os primeiros carros de corrida para clientes em novembro, por 398 mil euros. O kit de evolução para readaptação de gerações de modelos anteriores custa 28 mil euros. Após homologação da FIA, os carros de corrida competirão mundo afora por pontos, vitórias e títulos a partir de janeiro.
Chega ao País o novo Audi TT RS Coupé, versão mais apimentada do TT Coupé. Equipado com motor 2.5 de cinco cilindros capaz de desenvolver 400 CV, o esportivo tem desempenho poderoso, dirigibilidade incrível e oferece boa estabilidade e segurança. Seu preço sugerido é de R$ 424.990.
Graças à utilização de ligas de metais leves, diminuição dos atritos internos e aprimorado desdobramento de potência, o novo motor 2.5 TFSI entrega um desempenho 17% maior, apesar de não haver mudança no deslocamento volumétrico de 2.480 cm³. O cárter e bloco do motor foram concebidos em ligas de alumínio, o que reduz seu peso em 18 kg. O propulsor 2.5l é compacto, medindo menos de 50 cm de comprimento, além de ser, no total, 26 kg mais leve que o anterior. Com 400 cv, ele oferece um nível de potência nunca antes atingido.
O torque máximo de 480 Nm é oferecido entre 1.700 e 5.850 rpm, o que garante uma força surpreendente, acompanhada de um som inconfundível. Devido à sequência de ignição 1-2-4-5-3, alternando entre os cilindros externos e, por fim, no central, impõe um ritmo de funcionamento característico e especial.
O TT RS Coupé acelera de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos, o que corresponde aos níveis alcançados pelos superesportivos. A velocidade máxima é de 250 km/h, limitada eletronicamente. Apesar do aumento no desempenho, o modelo reduz o consumo de combustível.
Potência e diversão
A potência do motor 2.5 TFSI alcança o asfalto por meio do sistema de tração integral quattro acoplado à transmissão S tronic de sete velocidades, com trocas de marchas feitas em frações de segundo. A embreagem multidisco eletro-hidráulica, do sistema de tração, distribui a força de forma variável entre os dois eixos e conforme a necessidade. Isso assegura uma alta aderência ao piso aumentando ainda mais a diversão ao volante. A vetorização de torque contribui para uma condução ainda mais ágil, eficiente e segura.
Ampla lista de equipamentos
A lista de equipamentos inclui Audi virtual cockpit, bancos esportivos de couro napa fina, acabamento interno em fibra de carbono, volante multifuncional esportivo com base aplanada revestido em couro, capas dos retrovisores na cor preto brilhante, escapamento esportivo RS, faróis Full LED, lanternas traseiras em Oled, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, além de câmera de ré, Audi drive select, sistema Keyless-Go, suspensão esportiva RS, Audi smartphone interface, sistema de som Bang & Olufsen e rádio MMI com sistema de navegação.
Autor de 3 gols contra Cruzeiro, argentino diz: “Não gostei da partida que fiz. Vou embora irritado”
O atacante argentino Lautaro Martinez, de 20 anos, fez três gols em sua primeira partida pela Libertadores na história. A vítima foi o Cruzeiro, que perdeu por 4 a 2 para o Racing, na Argentina, na noite desta terça-feira, 27.
De acordo cm o atleta, ele cometeu vacilos que não podem ocorrer. “Não gostei da partida que fiz. Apesar dos três gols, perdi duas bolas fáceis. Fui bem porque a equipe ganhou”, afirmou em entrevista a Fox Sports. “No primeiro gol do Cruzeiro, roubaram-me a bola. Vou embora irritado”, completou o jovem.
O time mineiro estreou com três desfalques. O goleiro Fábio não atuou, pois perdeu o pai na última segunda-feira. O lateral direito Edílson e o zagueiro Léo estavam suspensos por competições passadas.
Já o atacante Fred deixou o campo com 7 minutos por conta de uma lesão. Rafael Sóbis entrou em seu lugar. A equipe só voltam a campo pela Libertadores no dia 4 de abril, quando recebe o Vasco, no Mineirão.
Destaques