22.1 C
São Paulo
sábado, maio 18, 2024
Array

‘Comecei a trabalhar para comprar uma bicicleta’



notíciasDestaque Economia


‘Comecei a trabalhar para comprar uma bicicleta’


02/03/2015
10:50 AM
/
Wellington Alves
/
Atualizado em 02/03/2015 10:50 am

Especialista em educação financeira com 54 livros publicados, Reinaldo Domingos começou a trabalhar aos 12 anos como ambulante no município de Casa Branca, no interior de São Paulo. O trabalho na adolescência tinha um objetivo: comprar uma bicicleta.

Domingos era filho de um ferroviário com uma vendedora de cosméticos. Ele tinha três irmãos. Um dia, passou na frente de uma loja e quis comprar uma bicicleta, mas não tinha dinheiro. Os pais também não possuíam condições de ajudá-lo. Ele reparou que o senhor Geraldo, que tinha uma barraca que vendia bijuterias ao lado da rodoviária da cidade, ficava ausente umas três horas por dia. Ele procurou Geraldo e pediu uma chance. A primeira oportunidade durou três anos.

“Eu ia com ele para Tambaú nos domingos para vender santinhos entre 4h e 14h. Depois ainda jogava futebol à tarde”, afirmou. A bicicleta foi comprada depois de 10 meses de trabalho, com a economia de dois terços do que recebia mensalmente.

Casa Branca tem muitos aclives e declives e andar de bicicleta chamava a atenção. “Não via o dinheiro. Estava apenas em busca do meu sonho”, contou. Por coincidência, aos 15 anos, Domingos começou a trabalhar na loja de bicicletas em que tinha comprado a dele. Ele permanceu lá até os 20. Em São Paulo, o educador alcançou a autonomia financeira aos 37 anos. Para ele, a lição de economizar dinheiro para comprar a bicicleta serviu para a vida toda. “Os fins do trabalho são os desejos, sonhos e expectativas.”

Ficha técnica: Reinaldo Domingos
Idade: 53
Emprego: Educador financeiro,
presidente do DSOP e da Abefin (Foto: Anthony-Caronia)



LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Índice