22.1 C
São Paulo
sábado, maio 18, 2024

Caderno Int Not Cod 7323 Cod Sis 39



18/04/2007
Respiração inadequada significa problema


Ao longo da próxima semana, uma campanha servirá para alertar a população sobre a importância de respirar bem



A respiração, apesar de parecer um processo simples, é de grande importância para o bom funcionamento do organismo. Com ela, o corpo absorve o oxigênio necessário para a produção de energia e elimina o gás carbônico resultante das reações químicas. Alguns dos principais problemas que interferem na boa respiração são a asma e processos infecciosos. No caso da asma, os canais mais finos dos pulmões se estreitam, dificultando a passagem do oxigênio.

A partir de segunda-feira até o dia 27, quem tem problemas respiratórios ou dúvidas sobre a questão poderá contar com um importante aliado: a campanha educativa “Você Respira Bem?”, que acontecerá na Estação Tatuapé do Metrô. A iniciativa é do Instituto Cema e o objetivo é educar e orientar a população sobre como respirar de maneira adequada.

Durante a campanha, que acontecerá das 9h às 16h, uma equipe de otorrinolaringologistas do instituto aplicará um questionário sobre respiração. Perguntas simples, como “Você ronca durante a noite? Você respira pela boca? Você espirra muito quando acorda ou ao longo do dia? Possui secreção nasal?”, ajudarão os médicos a identificar possíveis distúrbios respiratórios e, dependendo do caso, até mesmo encaminhamento para o Cema, onde a pessoa será avaliada de maneira completa.

E por quê respirar bem? Quem responde é o otorrinolaringologista Leandro Franchi, coordenador da ação e para quem respirar de maneira saudável é respirar pelo nariz. “Quando as pessoas respiram pela boca, elas estão se expondo a doenças pulmonares, como asma e outras relacionadas ao trato respiratório, como rinite, amidalite e o aumento da adenóide”, ressalta o médico.

Vale a pena ficar atento a alguns sinais que evidenciam que algo não está bem no aparelho respiratório. Nessa lista inclui inflamações freqüentes das amídalas (cerca de cinco vezes por ano), respiração oral, desvio de septo aparente e ronco durante a noite. “Quando esses sintomas se tornam freqüentes, é importante procurar um otorrinolaringologista”, alerta Franchi.

Serviço:  A campanha “Você respira bem?”, acontece de segunda até o dia 27, das 9h às 16h, no estande do Instituto Cema, na estação Tatuapé do Metrô. Mais informações pelo fone 6602-4000.



bt_print.gif 93x20
    

email1.gif 176x20

    

voltar.gif 56x20

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS