Por estar situada na Serra de São José, Tiradentes também oferece boas opções naturais. Entre as atrações, está a cachoeira do Carteiro, muito procurada por quem passa pela cidade. A visita exige um pouco de vigor físico, pois é necessária uma hora e meia de caminhada. Durante o percurso, o turista passará por uma escada do século XVIII, que, no tempo do Império, fazia a ligação entre a cidade e o arraial da Laje.
Outra trilha, de cerca de 30 minutos, leva ao local conhecido como Mangue, onde se encontram diversas piscinas naturais de águas ainda cristalinas. Quem tiver pique, pode andar mais meia hora, após o Mangue, e chegará ao Balneário de Águas Santas, com sua fonte com temperatura de 27 graus centígrados. Os moradores locais afirmam ser essa água a que apresenta a temperatura mais alta do Estado.
A Maria Fumaça também agrada aos visitantes. Ainda hoje, a velha máquina faz um passeio turístico ligando a Tiradentes à vizinha São João Del Rei, outro município que guarda um valioso conjunto arquitetônico histórico. Da pequena estação, inaugurada em 1881 pelo imperador dom Pedro II, ela parte em ritmo lento, desnudando ao turista a bela paisagem mineira. Segue às margens do Rio das Mortes, oferecendo como pano de fundo a Serra de São José. De Tiradentes, as partidas acontecem às 13h e 17h, com retornos às 10h e 15h, sempre às sextas-feiras, sábados, domingos e feriados.
Como chegar
Tiradentes está a 490 quilômetros de São Paulo. Saindo da Capital, o melhor caminho é seguir pela rodovia Fernão Dias até a entrada de Lavras (MG), 380 quilômetros depois. De lá, pegar a BR 265,
percorrendo mais cerca de 110 quilômetros até a cidade.
Onde ficar