17.2 C
São Paulo
sexta-feira, junho 21, 2024

Caderno Int Not Cod 7094 Cod Sis 40



29/03/2007
Como criar um efeito diferente na parede


Técnica utiliza palito de churrasco e trapos de pano



Para criar o efeito trapo, um pano é usado para carimbar o gel molhado. Quanto mais pesado e forte o tecido, menos delicado será o padrão conseguido. Os riscos feitos com palito de churrasco e os panos colocados dão charme e ousadia ao acabamento final.

Segundo o consultor da Tinta Solventex, José Alves Cintrão, o efeito trapo é bastante versátil para pintar em grande escala, pela rapidez e riqueza da textura. O segredo é fazer pequenas áreas cada vez.

O material necessário é gel envelhecedor Viniltex, bandeja plástica, rolo de espuma ou lã, desempenadeira de aço, pano colorido, sizal ou estopa, Texturatex lisa.

Veja o passo a passo

Superfície de alvenaria ou gesso deve estar limpa isenta de pó, óleo e gordura. Se for necessário corrigir buracos e furos, use massa corrida Viniltex.

Primeiro passo: com uma desempenadeira, aplicar Texturatex lisa em camadas grossas em faixas verticais, com largura aproximada de no máximo um metro.

Segundo passo: ainda com a Texturatex úmida, usando um garfo ou palito para churrasco, faça riscos em vários sentidos. Logo em seguida, faça a fixação dos rolos de panos (estopa ou corda de sizal). Deixe secar.

Terceiro passo: aplicar o gel envelhecedor Viniltex na cor escolhida com rolo de lã ou espuma.

Quarto passo: com o gel envelhecedor Viniltex ainda úmido, com um pano ou esponja marinha umedecido em água, retire o excesso do gel da superfície, com toques leves e próximos. Lave o pano ou esponja marinha durante o processo.

Quinto passo: após secagem, retire as proteções rolos de pano ou estopa ou corda de sizal.

 


Veja Também
          bolinha.gif 5x5
Construção civil utiliza material antibacteriano
          bolinha.gif 5x5
Ginástica ajuda trabalhadores em obras
          bolinha.gif 5x5
Palestra sobre consórcio imobiliário

bt_print.gif 93x20
    

email1.gif 176x20

    

voltar.gif 56x20

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS