A empresa BYD revolucionou o setor automotivo no Brasil, sobretudo na Bahia, após lançar as instalações na cidade de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Com investimento de cerca de R$ 3 bilhões no complexo baiano, a empresa de tecnologia deve iniciar as obras na região baiana a partir de 2024. Devido a novidade, a projeção é de que 10 mil postos de trabalho diretos e indiretos com as instalações na Bahia fiquem estabelecidos.
Em meio ao planejamento, a BYD priorizará a contratação de mão de obra local. Inicialmente, a missão é capacitar os trabalhadores para uma fábrica com a mais alta tecnologia e, em seguida, encaminhar os brasileiros para se especializar na China. Além disso, será criado um grupo de fornecedores locais para atender as demandas gerais da indústria.
A princípio, a fábrica de Camaçari deve produzir 150 mil veículos por ano, quantia que pode ser expandida para até 300 mil. Em síntese, quatro modelos serão totalmente fabricados no país para atender a demanda local, bem como dos países vizinhos, conforme informações divulgadas pelo portal Metrópoles.