27.4 C
São Paulo
terça-feira, abril 30, 2024

Brasil é top 1 em desmatamento da Amazônia

O ranking de perda florestal da Amazônia tem o Brasil no topo, ao lado da Bolívia. A questão envolve o número absoluto tal qual número proporcional ao total da vegetação que está presente em cada território. As informações são da Global Forest Watch, que mostram que o Brasil registrou 8,46% de perda nas duas últimas décadas.

Já o país ‘parceiro’ obteve uma perda de bioma, em 9,06% no período de 2002 a 2022. Por consequência, ele foi o país que mais perdeu cobertura florestal original do bioma. O termo “Perda florestal” aponta para a remoção ou mortalidade da cobertura arbórea, por diferentes motivos, além do desmatamento. Essa perda tem conexão com diferentes fatores, como queimadas, danos decorrentes de fenômenos naturais, entre outros.

“Brasil e Bolívia têm tido as maiores taxas de perda de floresta”, afirma Jefferson Ferreira-Ferreira, coordenador de ciência de dados do World Resources Institute Brasil (WRI Brasil), responsável pela plataforma Global Forest Watch.

Ainda conforme ele, o Brasil conquistou registro negativo devido a área total perdida. “Não percentualmente, mas historicamente o Brasil é o que mais perde floresta em toda a Amazônia em área total”, explicou.

LEIA TAMBÉM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS