BMW leva novidades para o Salão de Paris
Autos e Afins
Os frutos mais recentes da ofensiva de produtos BMW vão ocupar o centro das atenções do Salão do Automóvel de Paris 2018, a ser realizado entre os próximos dias 4 e 14 de outubro, na capital francesa. Design repleto de emoção, tecnologia de ponta e um prazer de dirigir ainda mais envolvente definem o caráter dos novos modelos que a BMW apresentará no evento europeu mais importante do calendário automobilístico deste ano.
Herança de esportividade
Considerada a reinterpretação do clássico conceito de roadster, a nova geração do BMW Z4 exibe design externo puramente emocional e que exala esportividade, ambiente interno concebido com foco no motorista, além de um motor de seis cilindros capaz de entregar 340 cavalos de potência. Entre os equipamentos embarcados no conversível destacam-se a suspensão adaptativa M Sport, direção esportiva variável, freios M Sport, diferencial traseiro M Sport controlado eletronicamente, rodas de liga leve M, de 18 polegadas, e pneus de alto desempenho. O novo Z4 é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 4,6 segundos.
Passos dinâmicos para o segmento de luxo
O novo BMW Série 8 Coupe, por sua vez, representa a ofensiva da BMW no segmento de luxo. Ele combina as credenciais dinâmicas de um esportivo de elevado padrão, tanto no visual quanto tecnologicamente, e com a exclusividade de um cupê de alto luxo. A nova linguagem de design da marca, caracterizada pela clareza e precisão, expressa uma estética esportiva diferenciada.
A estrutura da carroceria, o conjunto motriz – destacado pela presenta do novo motor V8 de 530 CV – e a tecnologia do chassi do BMW Série 8 Coupe foram concebidos para oferecer uma experiência de dirigibilidade altamente esportiva. As novas tecnologias, como a assistência ao motorista e a conectividade ultra avançada do cupê, também contribuem para o caráter inovador e exclusivo do modelo. Tanto a opção dotada do motor V8, a gasolina, quanto a versão equipada com o bloco a diesel de seis cilindros em linha, de 320 CV (BMW 840d xDrive), vêm com tração integral inteligente, suspensão Adaptive M e direção ativa integral.
X5 – Mais versátil, inovador e tecnológico
A mostra francesa marcará a estreia mundial do BMW X5. A quarta geração do fundador da família BMW X destaca-se com propriedades de condução garantidas e inúmeros recursos de equipamentos inovadores. A nova linguagem de design exterior enfatiza claramente a presença, autoridade e robustez do novo X5. O interior, entretanto, combina generosos níveis de espaço com design moderno e um ambiente luxuoso.
A gama aprimorada de motores, a última geração do sistema de tração inteligente BMW xDrive e uma série de tecnologias de chassis integrados em um modelo BMW X proporcionam, pela primeira vez, uma combinação de atributos como conforto de condução, desempenho fora de estrada e dirigibilidade esportiva; e que são ressaltadas pela presença de equipamentos como suspensão a ar nos dois eixos, direção ativa integral e pacote off-road.
O custo de manutenção da roadster BMW G 310 R é um dos menores do segmento de motocicletas equipadas com motores na faixa de 300 cm³, levando em consideração todas as revisões previstas até 40 mil quilômetros rodados.
A roadster da BMW Motorrad também é o modelo que requer menos visitas ao concessionário, pois é o único de sua categoria que adota intervalos de manutenção de 10 mil km como padrão.A primeira, a segunda e a quarta revisões têm preço fixo sugerido de R$ 375, enquanto a terceira e a quinta custam R$ 665. Somando-se todas as manutenções, elas totalizam R$ 2.455. Ou seja, o gasto do proprietário com serviços de manutenção fica em R$ 0,061 por quilômetro rodado.
Lançada em agosto de 2017, a BMW G 310 R foi concebida para enfrentar com agilidade e destreza, tanto o trânsito intenso das grandes cidades quanto nas estradas que levam ao lazer do fim de semana. Produzida na fábrica do BMW Group em Manaus (AM), o modelo representa um marco histórico da BMW Motorrad, assinalando a estreia da fabricante alemã no segmento de motocicletas abaixo de 500 cm³ do País.
Roadster combina potência e tecnologia
A BMW G 310 R vem equipada com um motor monocilíndrico, de 313 cm³ capaz de entregar 34 CV de potência, a 9.200 rpm, e 28 Nm de torque, a 7.500 RPM. O bloco é refrigerado a água e conta com comando duplo de válvulas e injeção eletrônica de combustível. Seu design é inspirado na esportiva BMW S 1000 RR e ressaltado por uma frente baixa e uma traseira extremamente curta, é de uma legítima roadster.
Já o desenho dinâmico dos faróis e do tanque de combustível também chamam a atenção e evidenciam o apelo esportivo do modelo.Em termos de tecnologia, destacam-se os freios BMW Motorrad ABS, como equipamento padrão, e a geometria inovadora da motocicleta que possibilita um centro de gravidade baixo e centralizado.
Este detalhe permite uma condução mais fácil e leve no dia a dia. Já o conforto ao conduzir é assegurado por meio da configuração ergonômica do conjunto formado pelo guidão, pedal e manoplas. A posição do assento atende a todos os pilotos proporcionando estabilidade e agilidade, graças, também, à disposição das molas e amortecedores.
O valor de mercado do Chevrolet Onix ano 2015 permaneceu quase que estável no último ano no Brasil. Segundo levantamento da plataforma AutoAvaliar, o modelo da General Motors teve uma desvalorização de 0,09% entre 2016 e 2017, período em que foi negociado no País a um preço médio de R$ 35 mil.
O Fiat Uno Vivace 2015 e o Renault Sandero 2012 tiveram variação de desvalorização do preço de 0,12% e 0,31%, respectivamente.
“O fato de um veículo seminovo praticamente não se desvalorizar de um ano para outro deixa o consumidor mais confortável para comprar um automóvel usado”, explicou J.R. Caporal, presidente da AutoAvaliar.
O comércio eletrônico de seminovos no Brasil movimentou cerca de R$ 20 bilhões em 2017. De janeiro até dezembro do ano passado, foram vendidos cerca de 96 mil veículos no pregão on-line da empresa, uma venda a cada cinco minutos.
Dez veículos seminovos que menos perderam valor de mercado entre 2016 e 2017
MARCA………………………………….. MODELO………………………………. ANO…………………………. PERCENTUAL
CHEVROLET……………………………….. ONIX…………………………………. 2016……………………………………..0,09%
FIAT…………………………………….. UNO VIVACE……………………………. 2015…………………………………….. 0,12%
REANULT……………………………….. SANDERO……………………………… 2012……………………………………. 0,31%
VOLKSVAGEN………………………….. VOYAGE………………………………. 2014……………………………………. 0,43%
PEUGEOT……………………………………. 206………………………………….. 2008…………………………………….. 1,86%
FIAT………………………………………….. TORO………………………………… 2016…………………………………….. 0,21%
FORD…………………………………………… KA…………………………………… 2016…………………………………….. 0,63%
HYUNDAI………………………………… TUCSON………………………………. 2016…………………………………….. 0,34%
FIAT………………………………………… STRADA………………………………. 2011…………………………………….. 1,27%
VOLKSVAGEN………………………………GOL…………………………………..2011……………………………………….2,57%
Mustang desembarca no Brasil após cinco décadas
O primeiro lote comercial do Mustang chegou ao Brasil com unidades destinadas aos clientes que adquiriram o veículo no programa de pré-venda. O desembarque aconteceu no terminal portuário privativo da Ford no Canal de Cotegipe, na Bahia, responsável pelas operações logísticas da empresa no País.
Após os trâmites legais de desembaraço aduaneiro, os carros foram para os distribuidores Ford, onde serão feitas as preparações de entrega para os clientes a partir do final de março. Produzido na avançada fábrica de Flat Rock, no Estado de Michigan, nos Estados Unidos, para todos os mercados globais, o Mustang está sendo trazido oficialmente ao Brasil pela primeira vez em seus mais de 50 anos.
Oferecido na versão topo de linha GT Premium, o novo Mustang faz jus à fama de alto desempenho e inovação. É equipado com motor V8 5.0 de 466 CV, nova transmissão automática de dez velocidades e pacote de alta performance. Para atender o estilo de cada comprador, conta com 11 opções de cores: branco Ártico, preto Astúrias, vermelho Arizona, cinza Moscou, azul Creta, azul Belize, prata Dublin, vermelho Vermont, amarelo Silverstone, laranja Daytona e vermelho Bucareste.
Guardando expectativas, linha chega no nordeste (Foto: Divulgação)
Liderança na linha top desde dezembro
Desde o início da pré-venda, em dezembro, o Mustang lidera com folga o segmento de veículos esportivos e esportivos premium no Brasil, com mais de 200 unidades comercializadas até fevereiro. O programa, feito por meio do site www.mustangford.com.br, continua aberto até o final de março. Como presente especial para marcar a iniciativa, os primeiros compradores do Mustang também estão recebendo da Ford um capacete exclusivo assinado pelo lendário piloto Dan Gurney, da Nascar e da Indy.
Modelos serão visto pelas ruas em breve
“Este é um lançamento histórico, que faz valer a pena espera para ter o Mustang no Brasil. Em breve, será possível ver os primeiros exemplares nas ruas, mudando a paisagem com seu espírito de liberdade e emoção”, afirmou Fernando Pfeiffer, gerente de Produto da Ford.
Arrojado, moderno, espaçoso, refinado e inovador. Estas foram algumas das expressões utilizadas para definir o novo Fiat Cronos pelas primeiras pessoas que conheceram o modelo de perto durante as clínicas com compradores de sedãs compactos, realizada recentemente pela Fiat Chrysler Automobiles (FCA).
Esses adjetivos foram concedidos ao Fiat Cronos com justiça. A começar pelo design das linhas dinâmicas que percorrem e unificam os elementos da carroceria. A dianteira se destaca por traços fortes, com aspecto musculoso, e capô alongado, estilo típico de modelos esportivos. Essa característica é reforçada pelos faróis, que invadem as laterais com uma assinatura em LED, e é complementada pela grade com elemento central cromado, que demonstra o refinamento do sedã.
As laterais revelam uma superfície vigorosa que se conecta harmonicamente à traseira alta e ampla, com lanternas em LED e desenho angulado. A tampa abriga um dos maiores porta-malas da categoria, com 525 litros de capacidade.
O design do Fiat Cronos é envolvente, estimulante, moderno e cheio de personalidade. O Cronos traduz um novo tempo para o desenho dos sedãs no mercado brasileiro. O estilo arrojado aliado à sofisticação se reflete no interior, com espaço e modernidade. O olhar é atraído para o sistema multimídia Uconnect Touch de 7 polegadas, em estilo flutuante como um tablet e compatível com Apple CarPlay e Android Auto, de série em quatro das cinco versões, permitindo acessar Waze e WhatsApp, entre outros aplicativos. O equipamento pode ser controlado a partir do volante multifuncional.
Este, porém, é apenas o abre-alas do pacote tecnológico que abraça o novo Fiat Cronos. A lista é grande, mas pode-se destacar o iTPMS – sensor de pressão dos pneus, outro item de série em todas as versões –, o quadro de instrumentos com display digital de sete polegadas em alta definição, o sistema Start&Stop; para economia de combustível, partida por botão sem chave, espelhos retrovisores externos com rebatimento elétrico, tilt down e puddle lamps (luzes de cortesia que iluminam o piso à frente das portas), sensores de chuva, crepuscular e ofuscamento, ar-condicionado automático digital, câmera de ré com linhas dinâmicas, sensor de estacionamento, direção elétrica e o sistema de partida a frio sem tanquinho.
O estilo arrojado aliado à sofisticação se reflete no interior, com espaço e modernidade (Foto: Divulgação)
Motorização
São duas opções de motorização flex (1.3 Firefly e 1.8 E.torQ EVO) e três de transmissão (manual, GSR Comfort automatizada e automática de 6 marchas). No quesito segurança, o Fiat Cronos traz um novo tempo para o segmento. O moderno sedã da Fiat oferece air bags laterais, ESC (controle eletrônico de estabilidade), TC (controle de tração), HH (Hill Holder) e sistema Isofix de fixação para cadeirinhas infantis.
Preços de lançamento
Cronos 1.3: R$ 53.990
Drive 1.3: R$ 55.990
Drive 1.3 GSR: R$ 60.990
Precision 1.8: R$ 62.990
Precision 1.8 AT6: R$ 69.990
Destaques