16.6 C
São Paulo
segunda-feira, novembro 25, 2024
Array

Blog Mundo Kino: Spock eterno



notíciasDestaque Opinião


Blog Mundo Kino: Spock eterno


06/03/2015
11:07 AM
/
Luís Pires
/
Atualizado em 06/03/2015 11:07 am

Na última sexta-feira, 27, morreu Leonard Nimoy, mundialmente conhecido por ter interpretado o personagem Spock na série televisiva “Star Trek – Jornada nas Estrelas”. Aos 83 anos foi vitimado por uma doença pulmonar causada pelo cigarro, embora tivesse parado de fumar havia mais de 20 anos. Sua morte foi lamentada por uma incomensurável legião de fãs que a série angariou pelo mundo afora.

Criação de Gene Roddenberry, “Star Trek” foi exibida pela primeira vez nos Estados Unidos em setembro de 1966, contando as aventuras da tripulação da nave estelar USS Enterprise em sua missão de “ir onde nenhum homem jamais esteve”. Spock (Nimoy) era um alienígena que contrapunha a lógica à emoção. Com sua orelha pontuda e sobrancelha levantada formou com o Capitão James T. Kirk (William Shatner) e o doutor McCoy (DeForest Kelley) o triunvirato que sustentava a série, uma das mais cultuadas de todos os tempos. Embora tenha ficado apenas três temporadas no ar, “Jornada nas Estrelas” gerou animações, games e outros derivados, além de doze longas-metragens, todos eles disponíveis nas locadoras.

Nimoy nasceu em 1931, em Boston, Estados Unidos, filho de judeus imigrantes ucranianos. Estreou nos palcos logo aos oito anos, frequentou aulas de interpretação e conseguiu seu primeiro papel principal em Hollywood no filme “Kid Monk Baroni”, de 1952, no qual interpretou um lutador de boxe. Mas com o fracasso de bilheteria, teve sua carreira relegada a pequenos papéis, até ser convidado para o episódio piloto de “Star Trek” e alcançar a fama.

Passou então para trás das câmeras e dirigiu doze filmes, inclusive dois longas da série (“À Procura de Spock” e “A Volta para Casa”). Chegou a alcançar certo sucesso com a comédia “Três Solteirões e um Bebê”, nos anos 1980, mas por mais que tentasse, nunca conseguiu se desvencilhar do personagem Spock. Sua derradeira aparição nas telas, inclusive, foi numa pequena participação no último filme da franquia “Além da Escuridão”, no qual interpreta Spock Prime.

Com as mãos levantadas e abertas em V entre o anular e o médio, Nimoy/Spock eternizou a saudação vulcana, que ele disse ser baseada nos gestos usados por clérigos judeus para dar as bençãos. Em seu último registro escrito, Nimoy tuitou: “A vida é como um jardim. Momentos perfeitos podem ter acontecido, mas não preservados, exceto na memória”. Vida longa e próspera, Mr. Spock!


LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Índice