Na última quarta-feira (07), a Bassar anunciou que está no processo de efetuar um recall de todos os produtos vendidos pela marca. A companhia solicita aos consumidores que disponibilizem no local de venda os itens comprados anteriormente. A informação foi publicada pelo site g1.
A Polícia Civil de Minas Gerais, até a última segunda-feira (05), já havia recebido aproximadamente 40 relatos de mortes de cachorros depois do consumo de petiscos da fabricante. A principal suspeita era de que havia contaminação em vários estados do país.
Ainda segundo o site, a Bassar adotou a aplicação do recall após exames preliminares do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) indicarem que o propilenoglicol estaria contaminado com etilenoglicol. O propilenoglicol responde por um insumo utilizado na fabricação de alimentos para humanos e animais.
Como resultado, o Ministério da Agricultura decretou a suspensão do uso dos lotes nas linhas de produção das empresas registradas junto à pasta. Uma vez que as fabricantes de alimentação animal notem produtos feitos com o uso dessas matérias-primas, elas precisam fazer o recolhimento no comércio atacadista e varejista.