notíciasDestaque Politica
Alckmin e Dilma inflam repasses
09/03/2015
9:37 AM
/
Wellington Alves
/
Atualizado em 09/03/2015 9:37 am
A presidente da República Dilma Rousseff (PT) e o governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB) deram muito mais recursos à Prefeitura de São Paulo em 2014, ano em que tentavam as próprias reeleições, em comparação ao último ano de governo de seus antecessores, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e José Serra (PSDB), respectivamente.
O governo federal foi o que mais investiu na capital paulista. A variação dos recursos foi de 119%, sendo que, em 2014, a cidade contava com a presidente e o prefeito petistas. Já o governo estadual subiu em 62% os investimentos no município. Nas urnas, contudo, o desempenho foi amplamente favorável ao candidato do PSDB. Se fosse apenas pelo resultado da capital, Dilma não seria reeleita.
O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), renegociou dívidas com o governo federal em 2013 para conseguir empréstimos. De acordo com o cientista político Marcos Antonio Silva, a população não costuma levar em conta os investimentos dos governos nas cidades para decidir os votos. “O goveno federal e o estadual repassaram recursos. Isso é que o eleitor simples pensa.”
Para o economista Agostinho Celso Pascalicchio, a Prefeitura deve receber menos recursos das outras instâncias de governo neste ano por causa da crise econômica. “Haddad já recebeu a cidade com dificuldades.”