20.6 C
São Paulo
segunda-feira, maio 20, 2024

A partir desta sexta em SP, uso da máscara passa a ser optativo em Metrô, ônibus e trem

O governo do estado de São Paulo tal qual a Prefeitura municipal anunciaram em conjunto, na última quinta-feira (08), que a posse de máscaras de proteção contra a Covid-19 no transporte público será optativo a partir desta sexta-feira (09). Por causa disso, passageiros de ônibus, Metrô e trem vão poder escolher se usam ou não o equipamento de proteção individual (EPI).

Por causa da nova medida, a utilização de máscaras passa a ser obrigatória somente nos locais relacionados à prestação de serviços de saúde, como hospitais, laboratórios e postos de saúde. A decisão, de acordo com comunicado  oficial dos dois órgãos, aconteceu depois do parecer do Conselho Gestor da Secretaria de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde de São Paulo (SCPDS) – antigo Centro de Contingência do Coronavírus.

O governo paulista e a prefeitura sugerem que o uso opcional seja recomendo para proteção individual, apesar da decisão.

“Segundo nova avaliação feita pelo Conselho Gestor, formado por especialistas em saúde pública, o atual cenário epidemiológico da COVID-19 permite flexibilizar a restrição. O órgão orienta que a população siga utilizando máscaras nos meios de transporte coletivo, como metrô, ônibus e trens. A recomendação vale especialmente aos grupos considerados vulneráveis, como idosos a partir dos 60 anos de idade e pessoas imunossuprimidas, por exemplo”, aponta o comunicado conjunto de estado e município.

A Secretaria Estadual da Saúde apontou que uma queda de mais de 90% nas internações e mortes por Covid no estado de São Paulo aconteceram neste ano. Por fim, o total de pacientes com a doença internados em Unidades de Terapia Intensiva saiu de 4.091 em 3 de fevereiro para 363 em setembro.

LEIA TAMBÉM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS