Idealizada há dois anos, durante sua gestão na Prefeitura, o governador José Serra (PSDB) oficializou ontem a Virada Cultural com status estadual. Considerada ainda um projeto-piloto, a iniciativa acontece simultaneamente em dez cidades do interior e da Baixada Santista, nos dias 19 e 20 de maio. São 24 horas ininterruptas de programação variada, que inclui shows musicais com grandes artistas, espetáculos teatrais, artes performáticas, entre outras manifestações culturais.
Ontem, prefeitos e representantes das dez cidades assinaram, na Secretaria Estadual de Cultura, o protocolo de intenções para a realização da Virada. O governo do Estado investiu cerca de R$ 2,5 milhões na iniciativa, que conta com parceria dos municípios e do Serviço Social do Comércio de São Paulo (Sesc-SP).
O governador afirmou que a intenção é fazer com que, assim como na Capital, cujo evento já está na terceira edição, a Virada entre para o calendário oficial de eventos e cresça, aglutinando novas cidades. “Vamos ver como funciona essa experiência-piloto para depois programar a Virada com os municípios menores. Nossa intenção é manter programação em todo o Estado, mas isso precisa começar de alguma maneira”, disse.
De acordo com o governador, o evento projeta a cultura do Estado. “A Virada Cultural aproxima as pessoas, aumenta o entretenimento e fortalece o turismo”, disse.
As dez cidades-sede da Virada Cultural Paulista são: Araraquara, Araçatuba, Bauru, Campinas, Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Santos, São José dos Campos e Sorocaba.
Serviço – A largada da Virada Cultural Paulista acontece às 18h de 19 de maio e prossegue até o mesmo horário do dia 20. Para saber mais sobre a programação nas dez cidades, consulte o site www.cultura.sp.gov.br.