O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi acusado formalmente, nesta segunda-feira (14), pela Justiça local. Ele teria tentado alterar os resultados das eleições de 2020 por meio do estado da Geórgia. Ao todo, esta é a quarta acusação formal contra Trump no período inferior a cinco meses.
Os promotores apresentaram 41 acusações, onde 13 foram contra o ex-presidente, com a inclusão de falsificação e extorsão. Apesar de não significar que os réus são culpados, a formalidade aponta que há indícios necessários para levá-los a julgamento.
Toda a investigação teve início em fevereiro de 2021, após vazar o áudio de um telefonema entre Trump e Brad Raffensperger, secretário da Geórgia e principal funcionário eleitoral do estado.
“O que eu quero fazer é o seguinte: eu só quero encontrar 11.780 votos. Que é 1 a mais do que temos, já que ganhamos no estado”, comentou o ex-presidente. “Você precisa reexaminar, mas com pessoas que querem encontrar respostas, não com pessoas que não querem encontrar respostas”, acrescentou.
Segundo a acusação, os réus acusados “se recusaram a aceitar que Trump perdeu e, consciente e intencionalmente, se juntaram a uma conspiração para mudar ilegalmente o resultado da eleição em favor de Trump”.