Em destaque hoje
Dois dias após passar por cirurgia, Pelé ganha alta de hospital em São Paulo
Marina Ruy Barbosa diz que polêmica com José Loreto a abalou
Ultimas Notícias
Cientistas israelenses apresentam coração impresso em 3D a partir de tecidos humanos
Rodrigo Maia pede apoio a prefeitos para aprovação da Reforma da Previdência
Governo de São Paulo anuncia ampliação do Expresso Leste-Mogi, da CPTM
Prefeitura de SP anuncia Programa de Metas para o biênio 2019-2020
Governo de São Paulo anuncia ampliação do Expresso Leste-Mogi, da CPTM
“Acabamos com a baldeação. Trabalhadores, estudantes e usuários que sofreram ao longo de mais de uma década, agora terão uma linha direta expressa, sem a baldeação. Isso era compromisso de camp …
Prefeitura de SP anuncia Programa de Metas para o biênio 2019-2020
Com atraso e goteiras, Metrô entrega a estação Campo Belo, última estação da Linha 5
Usuários elogiam rapidez, limpeza e imponência das estações, m …
Prefeitura de SP cumpre decisão judicial para retomar área na região do Ipiranga
Com 30 mil autuações por dia, multas de trânsito caem na capital paulista
Foram cerca de 10,9 milhões de multas lavradas ao longo do ano passado – uma média de 30 mil por dia -, ou 2,4 milhões de autuações a menos na …
Centros Esportivos oferecem aulas gratuitas de taekwondo
A modalidade é disputada em um tatame sintético, com três rounds de dois minutos cada. Há um minuto de pausa entre os rounds. O traje que deve ser usado se chama “dobok”, uma calça e um blusão brancos, c …
Fifa anuncia o banimento de José Maria Marin de atividades ligadas ao futebol
A entidade máxima de futebol afirmou que Marin violou o artigo 27 d …
Dois dias após passar por cirurgia, Pelé ganha alta de hospital em São Paulo
Em mensagem divulgada antes da operação, na semana pa …
Flamengo e Fluminense vão administrar o Maracanã
Witzel explicou que usará esse tempo para preparar uma nova licitação para o estádio de futebol. O novo contrato deverá prever a concessão do espaço por 35 anos. Flamengo e Fluminense terão de arcar com custos mensai …
Usain Bolt visita o CT do Palmeiras, ganha camisa e tieta Felipão
Agora aposentado, o dono de oito ouros olímpicos conheceu as instalações do Palmeiras …
Papa Francisco afirma que é um sacrilégio chamar Lionel Messi de Deus
“Em teoria é um sacrilégio, não se pode dizer. A Bíblia deixa isso muito claro. Eu não acredito. Você acredita?”, respondeu o papa Francisco, que escutou “eu sim” do jornal …
Lionel Messi recebe de presente um celular banhado em ouro 24 quilates
Fora dos Trilhos
Marina Ruy Barbosa diz que polêmica com José Loreto a abalou
“Claro que me abalou. Mas eu dei minha declaração imediatamente, deixando claro que não tinha nenhum envolvimento com ele. Ele deu a dele falando que não houve traição e pediu respeito. Enfim, cada um fala e se posiciona da forma que acha que deve.”
“Só posso me responsabilizar pelos meus atos. O que os outros fazem não é uma questão minha. Não pode ser. É assim que eu lido com isso”, continuou.
Sobre possíveis atritos que teria tido com outras artistas, como por exemplo Giovanna Ewbank, afirmou: “Não tenho nada contra ninguém”.
“Tento evitar confusão, não gosto. Quero apenas fazer o meu trabalho sem prejudicar ninguém, sem passar por cima de ninguém. Fico na minha”, acrescentou.
Marina ainda afirmou que não se considera uma “vítima” da situação: “Vítima é uma palavra muito ruim e eu não gosto de me colocar nessa posição. A gente vive numa sociedade machista e que tende a colocar as mulheres como vilãs, sempre. Eu acho que essa não é a melhor forma de lidar com as situações”.
A atriz também brincou sobre os boatos surgidos nas redes sociais à época: “Eu adoro Noronha e quero voltar logo pra lá. Mas nunca soube desse ‘surubão’ aí”.
Fora dos Trilhos
Anitta lança o álbum visual “Kisses”, seu mais ambicioso projeto
Em Kisses, Anitta conta com a participação de artistas como Snoop Dogg, Caetano Veloso e Ludmilla. Por conta do fuso horário, Kisses teve seu lançamento realizado em horários diferentes ao redor do mundo. Por esse motivo, Anitta “ameaçou” derrubar canais e perfis de redes sociais que divulgassem suas músicas antes do horário permitido no Brasil.
Aos 26 anos, com 36,8 milhões de seguidores no Instagram, uma série documental na Netflix (Vai Anitta) e uma biografia não autorizada (Furacão Anitta, do jornalista Léo Dias), a cantora está agora diante daquele que é o mais ambicioso projeto de sua carreira.
“É um trabalho que traduz muito esse momento da minha carreira. Já tem algum tempo que venho trabalhando nesse projeto, pensando no que queria, como artista, trazer para o meu público. Ele vem no momento certo”, afirmou a cantora em entrevista por e-mail, de Los Angeles (EUA), ao jornal O Estado de S. Paulo.
“Acredito que a imagem é um complemento, ela vem para agregar todo o conceito. Gosto dessa experiência completa, de vídeo e som. Mas isso não é algo somente do mercado musical, é assim um pouco em tudo na nossa vida. Quando você lê um livro, você cria as imagens na sua cabeça, não é? É meio conectado. Música é sensação, ela dá essa liberdade de criação e cria imagens também”, explica a cantora.
Anitta, por sinal, teve sua carreira impulsionada justamente por um videoclipe – Show das Poderosas, de 2013, hoje com mais de 150 milhões de visualizações no YouTube. Nos clipes de Kisses, entretanto, ela surge em versão sexy e fashion, ostentando roupas de grifes como Chanel e Gucci.
“Gosto muito de trabalhar com moda. Mas não me refiro somente a grifes e alta costura”, conta. “Acompanho e gosto do mundo da alta moda, mas é importante também trabalharmos com uma moda que seja acessível a todos. No meu dia a dia, gosto de misturar essas influências”, assume ela, que já desenhou coleções para redes de fast-fashion e acaba de lançar uma coleção de sandálias com a marca Ipanema.
Nem tudo em Kisses, entretanto, é imagem. No dueto com Caetano, ela optou por um visual minimalista, como se diz na moda: “Sou completamente apaixonada e grata ao Caetano. A música que cantamos juntos, Você Mentiu, é uma joia rara. Nesse trabalho, quis fazer algo mais simples. Apareço sem maquiagem, com minha roupa de dia a dia. A beleza da faixa fica por conta da música mesmo e do carinho que temos um pelo outro”.
Fora dos Trilhos
Netflix anuncia segunda temporada de “The Umbrella Academy”
A série, que conta com Ellen Page, Tom Hopper, David Castañeda, Emmy Raver-Lampman, Robert Sheehan, Aidan Gallagher e Justin Min, retorna com o elenco original da primeira temporada.
Entre os produtores estão Gerard Way, ex-vocalista da banda My Chemical Romance, e o quadrinista brasileiro Gabriel Bá, que assina parcerias com Fábio Moon e Neil Gaiman.
Fora dos Trilhos
Batman completa 80 anos; relembre as principais fases do herói
Destaque da 27ª edição da revista Detective Comics, o homem-morcego foi o protagonista de uma história despretenciosa, O Caso do Sindicato dos Químicos, e seus criadores certamente não esperavam que ele se tornasse um dos principais ícones da cultura pop, com uma influência que se espalha para além dos quadrinhos de heróis, espraiando-se pela televisão, cinema, games e todo tipo de mídia.
Este mês, a DC Comics comemora a publicação da milésima Detective Comics oito décadas após a aparição original do guardião de Gotham City. Nos quadrinhos, Batman já passou pelas habilidosas mãos de criadores como Frank Miller, Alan Moore e Neil Gaiman, vivendo diversas fases – mais cômicas no começo, passando para tons mais soturnos, chegando a histórias de forte teor psicológico e até, mais recentemente, questionando sua vida dedicada ao combate ao crime, quando, recentemente, o arco narrativo escrito por Tom King subverteu conceitos do herói, que abandonou a capa para tentar ser feliz.
Não tardou para que Batman saísse dos quadrinhos e invadisse a TV. Na década de 1960, o personagem foi interpretado por Adam West, antagonizado pela cômica versão do Coringa de Cesar Romero. Houve também uma animação iniciada em 1968, ano em que a série live-action foi encerrada. Desde então, Bruce Wayne – e seus coadjuvantes, como Arlequina, Coringa, Mulher-Gato, Bane e Robin – apareceu em diversos programas televisivos, mas o passo adiante em sua carreira seria o cinema.
Após uma série de histórias clássicas dos quadrinhos como A Piada Mortal (1988), de Alan Moore, O Cavaleiro das Trevas (1989), de Frank Miller, e Asilo Arkham (1986), de Grant Morrison, o personagem se credenciou definitivamente para alçar voos mais altos e garantir o público das telonas. O primeiro filme do herói foi dirigido por ninguém menos que Tim Burton, em 1989, e obteve excelente recepção ao mesclar os tons mais sombrios dos quadrinhos com as cores extravagantes e o alívio cômico da televisão. No entanto, os filmes seguintes, lançados nos anos 1990, decepcionaram e fizeram o herói amargar alguns anos na geladeira. Inclusive, Batman & Robin (1997), de Joel Schumacher, ficou marcado como um dos piores filmes do gênero em todos os tempos – George Clooney já pediu desculpas publicamente algumas vezes por sua atuação no longa.
Embora nos quadrinhos o Batman nunca tenha perdido sua relevância, um ano importante para o renascimento do herói em outras mídias foi 2005. Com o lançamento de Batman Begins a trilogia dirigida por Christopher Nolan tinha início. Cavaleiro das Trevas (2008), que contou com a impressionante atuação de Heath Ledger como o Coringa, arrebatando prêmios como o Oscar, o Globo de Ouro, o Bafta e o prêmio do Sindicato dos Atores, foi o filme que praticamente consolidou o gênero de super-heróis como um formato viável nos cinemas, no mesmo ano em que outro bilionário mascarado, Tony Stark, ganhava seu primeiro filme e dava início ao universo cinematográfico da Marvel.
Se o Cavaleiro das Trevas ecoa no cinema até hoje, no ano anterior, em 2007, o herói deixou sua marca definitivamente nos games. Batman já havia ganhado jogos para várias plataformas, como Nintendo, Super Nintendo, Playstation, Genesis e PC, desde os anos 1980. Mas a adaptação da HQ Asilo Arkham para o mundo eletrônico pelo estúdio Rocksteady foi tão bem-sucedida em Batman: Arkham Asylum (2007), Arkham City (2011) e Arkham Knight (2015), que até hoje os games de ação têm elementos do combate e da jogabilidade introduzidos na série do herói – incluindo o recente Marvels Spiderman, de 2018, que se inspirou bastante nos jogos do concorrente.
A mais recente encarnação do Batman nos cinemas, de Ben Affleck, talvez não tenha sido a mais auspiciosa, tendo em vista as reações mistas a filmes como Batman Vs. Superman (2016) e Liga da Justiça (2017), que obrigaram a DC a repensar seu universo compartilhado no cinema. Entretanto, aos 80 anos, Batman segue sendo um dos principais personagens da editora, ao lado do Super-Homem e da Mulher-Maravilha, e uma dos mais influentes criações de toda a cultura pop.
Fora dos Trilhos
Globo anuncia fim do “Bem Estar” e ampliação do “Encontro” e do “Mais Você”
Atualmente, o “Mais Você” vai ao ar entre as 9 horas e as 10h15, quando tem início o “Bem Estar”. O “Encontro com Fátima Bernardes” começa às 10h50, durando até as 12h.
Na nova grade de programação da Globo, os programas serão exibidos em sequência: o “Mais Você” entre 9 horas e 10h30; o “Encontro com Fátima Bernardes”, entre 10h30 e 12h.
A apresentadora Michelle Loreto abordará temas relativos ao mundo da saúde direto dos estúdios do “Bem Estar”, em São Paulo, quando o assunto estiver em pauta no “Encontro”.
Recentemente, Fernando Rocha e Mariana Ferrão, apresentadores do “Bem Estar” por cerca de oito anos, anunciaram sua saída da emissora.
Fora dos Trilhos
Jô Soares retorna ao palco com o autobiográfico “O Livro ao Vivo”
Trata-se de um book tour, ou seja, uma apresentação em que Jô vai contar fatos de sua vasta carreira. “Mesmo que as pessoas conheçam algumas histórias, a novidade está em ouvi-las com a minha voz, a minha inflexão”, explica. “Gosto do contato direto com a plateia, especialmente em show solo, o que não faço desde 2003, com Na Mira do Gordo.”
Com a estreia de O Livro ao Vivo, Jô festeja 50 anos de lançamento de seu primeiro one-man show, Todos Amam um Homem Gordo, que aconteceu em abril de 1969, no Teatro da Lagoa, no Rio. Lá, ele fazia um concerto para máquina de escrever, narrava um transplante do coração como se fosse um locutor esportivo e ainda tocava bongô, vibrafone e trompete. “Perdia dois quilos por sessão”, conta Jô, no livro.
No show que estreia em abril, vai predominar a palavra. “Teremos um roteiro básico, mas o show será comandado pelo Jô, o que significa ter uma apresentação diferente da outra”, observa o jornalista Matinas Suzuki Jr., que auxiliou o humorista na escrita dos dois volumes de sua autobiografia e que também subirá ao palco da Faap em cada sessão. “Mas apenas para dar uma dica de história, quando o Jô precisar”, apressa-se em dizer. Para não desviar o foco da plateia, não haverá projeção de imagens tampouco um trilha sonora – apenas a imagem das capas dos dois livros autobiográficos será projetada no fundo do palco. “O que importa é a rara oportunidade de acompanhar o Jô contando, com a verve habitual, as suas histórias”, comenta Matinas.
De fato, a quantidade de fatos curiosos e engraçados que marcou a carreira de Jô Soares é tamanha que não coube em um volume só, como era originalmente o plano da editora Companhia das Letras. E é nesse manancial em que vêm trabalhando, nas últimas semanas, Matinas, o assistente de direção Mauricio Guilherme e o próprio Jô, selecionando as histórias que, narradas ao vivo, resultarão em um show de, no máximo, 1h15. “Vamos incluir também fatos que não entraram no livro, para dar uma pitada de novidade no show”, diz Guilherme.
É surpreendente que Jô tenha deixado memórias de lado, mesmo que, juntos, os dois volumes de sua “autobiografia não autorizada” somem 912 páginas. A explicação está na profusão de números que marcam sua carreira, relacionados pelo próprio Jô, no livro 2: “Foram sessenta anos de vida profissional, 28 anos de entrevistas, 14.426 conversas, cerca de 1.300 dias de programas de humor na TV, trezentos personagens, 43 anos fazendo one-man shows, dirigi 24 peças de teatro e atuei em onze, foram dez filmes como ator e um como diretor, oito exposições como pintor, um show como músico e cantor, quinze programas de televisão como redator, nove livros, contando com esse”.
Nada, porém, que afaste o tradicional nervosismo que ataca qualquer artista, antes de uma estreia. “Espero que dê certo, que o público goste”, confidenciou Jô ao jornal O Estado de S. Paulo, durante uma conversa em seu apartamento, no bairro de Higienópolis, onde arquiteta seus projetos ao lado de fiéis escudeiros, como a produtora Claudia Colossi. “Nunca se sabe”, completa, ressabiado. Aos 81 anos, completados em 16 janeiro, Jô continua na ativa, com ideias fervilhando. Ainda que às vezes seja acometido por alguma limitação física – no ano passado, machucou uma perna ao levar um tombo em casa, o que o afastou da peça que dirigia e atuava, A Noite de 16 de Janeiro, e recentemente passou por uma cirurgia ocular para corrigir uma catarata -, ele participa especialmente das homenagens à sua carreira.
Como na festa do Prêmio do Humor, que o comediante Fábio Porchat organizou no dia 13, em São Paulo, onde Jô recebeu um troféu. Quase uma semana depois, no dia 19, o comediante voltou a ser celebrado, dessa vez pelo Prêmio Shell, um dos mais respeitados e tradicionais do teatro, por sua contribuição artística à cena nacional. “Fiquei emocionado porque momentos importantes da minha carreira foram lembrados”, disse Jô que, no agradecimento, aproveitou para fazer uma crítica. “Um país só progride com cultura e tecnologia de ponta. O governo tem que cuidar do País e, para cuidar do País, tem de investir em tecnologia e cultura. Mas não podemos dar essa guinada tão violenta rumo à ignorância.”
Com humor sempre afiado, Jô provocou gargalhadas das pessoas que o cercavam quando foi carinhosamente abordado pela atriz Regina Duarte, que lhe cravou um beijo. “Oi, bolsoninha”, brincou Jô com o fato de a atriz apoiar Jair Bolsonaro. “Fala baixo, que tem muito petista aqui”, respondeu ela, também gargalhando.
São encontros fortuitos mas cheios de significado, aliás, que marcam a biografia de Jô Soares, histórias que poderão entrar no roteiro de O Livro ao Vivo. Afinal, quem pode se vangloriar de conhecer o ateliê do pintor americano Roy Lichtenstein (1923-1997), um dos papas da arte moderna? “Adoro sua obra e, uma vez em Nova York, procurei seu nome na lista telefônica, liguei e ele foi muito gentil ao me receber”, relembra. Ou de ter presenciado in loco a trágica final da Copa de 1950, no Maracanã? Ou ainda o processo que sofreu durante o período da presidência do general Emílio Garrastazu Médici e do qual foi absolvido graças a um testemunho por escrito do poeta Carlos Drummond de Andrade?
Jô deverá também contar a origem de alguns personagens que se tornaram imortais. “Na verdade, são criações que nasceram mais da minha intuição que de regras profissionais”, explica o humorista que, no livro, destaca a importância de vários parceiros em sua carreira. “Para quem trabalha com humor, o sucesso começa com o parceiro, que deve ser o primeiro a achar graça”, ensina ele, que dividiu a cena com talentos como Paulo Silvino, Agildo Ribeiro, Eliezer Motta, entre outros. “Silvino era maluco no bom sentido, sempre disposto a fazer brincadeiras no camarim. Já o Agildo era um humorista imbatível: engraçadíssimo, sabia como poucos o tempo do humor.”
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Cientistas israelenses apresentam coração impresso em 3D a partir de tecidos humanos
“É a primeira vez que se produz um coração com uma impressora 3D com o tecido humano de um paciente”, explicou o professor Tal Dvir.
O coração “está completo, vivo e palpita” e foi feito com “cél …
Mutirão da enxaqueca alerta sobre doença na Linha 4-Amarela do Metrô
Tuberculose ainda mata 4,5 mil pessoas todos os dias no mundo
Caminhão com 90.454 doses de vacinas é roubado no Rio
Inicialmente, a informação era de que o caminhão transportava 15 mil doses de vacinas, mas a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) esclareceu que o montante é seis vezes m …
Empresários do setor hoteleiro comemoram dispensa de vistos
Para ministro, Brasil “voltou ao jogo” com leilão de aeroportos
Tribunal de Contas revela 427 municípios paulistas em "situação de risco" fiscal
A relação será disponibilizada no Portal da Transparência do TCE. Entre os cinco principais motivos que …
Ferrovia Transnordestina pode voltar para o governo
Previsão para superávit comercial em 2019 sobe para US$ 50,50 bi, mostra Focus
Incêndio atinge a catedral de Notre Dame em Paris
A Catedral de Notre Dame é um dos símbolos de Paris, que é visitado por 12 milhões de pessoas por ano. O incêndio na torre central começou por volta das 13h50 (horário do Brasil), …
Maduro torna toda Semana Santa feriado para economizar energia elétrica
Ao lado de Netanyahu, Bolsonaro faz oração no Muro das Lamentações
Tecnologia
Tecnologia
Conheça projetos incríveis e ferramentas gratuitas na web
Abaixo, foram listados alguns projetos inspiradores e ferramentas gratuitas que podem ser uma mão na roda. Confira:
Amazônia
O projeto “Somos Amazônia”, da WWF, lançou um site super inte …
Samsung dobra a tela e o preço de smartphone
Youtuber de 72 anos vira alvo de fake news
Turismo
Turismo
Os segredos de Olímpia, que atrai 2 milhões de turistas por ano
A fascinante Normandia
Turistas podem se aventurar e descansar em Brotas
Autos e Afins
Autos e Afins
Novo Camaro evolui sem perder a essência
O novo Camaro SS chega às concessionárias no primeiro trimestre do próximo ano com o potente motor 6.2 V8 de 461 CV e 62,9 kgfm de tor …
Honda Urban EV Concept: tecnológico e interativo
Fiat lança a Strada Freedom cabine simples
É possível cultivar plantas em apartamentos e locais pequenos
Segundo a professora do curso de ciências biológicas da Univeritas/UNG Marta Greiner, as famosas samambaias, por exemplo, não são tão exigentes com a luz, mas é necessário mant� …
Cidade
Covas muda lei e permite a secretários acumular salários e jetons
Com a mudança, secretários que recebem salários brutos de R$ 19 mil, em média, terão acréscimo de cerca de R$ 6 mil quando tiverem cargos em conselhos fiscais e de administração das estatais paulistanas. As alterações foram incluídas em uma lei que tratava da composição do Conselho Municipal de Habitação e das atribuições de secretarias municipais.
No site da Prefeitura, a revogação das regras foi incluída na seção “notas complementares”. Como a lei tratava de outros assuntos, a alteração não foi discutida pelos vereadores na Câmara Municipal.
Na última sexta-feira, 15, o “Diário Oficial” do município publicou a nomeação dos secretários Mauro Ricaro (Secretaria de Governo), Orlando de Faria (Turismo) e Fernando Chucre (Urbanismo)para o conselho de administração da estatal SP Urbanismo. As nomeações foram publicadas pelo jornal Folha de S.Paulo e confirmadas pelo jornal O Estado de S. Paulo.
Questionada, a Prefeitura disse que as alterações são legais e baseadas em decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Superior Tribunal de Justiça (STJ). A gestão Covas também informou que os conselho se reúnem “ao menos uma vez por mês ou sempre que necessário”, e que cargos equivalentes existem nos governos estaduais e federal.
“Os pagamentos a todos os conselheiros são legais, baseados no STF e no STJ, que decidiram que o teto remuneratório deve ser aplicado de forma isolada para cada cargo público acumulado”, disse a Prefeitura, em nota. “A remuneração é definida por cada empresa e visa servir de contrapartida ao trabalho e à responsabilidade de cada conselheiro.”
Cidade
Grafiteiro homenageia vítimas em muro da escola Raul Brasil, em Suzano
O grafite reproduz os rostos das vítimas sobre o muro branco, onde também foi pintado um par de asas coloridas. “É uma homenagem, fiz com grafite porque trabalho com isso”, explica Oliveira. Morador de Guarujá, no litoral de São Paulo, ele foi a Suzano exclusivamente para fazer o mural.
Filho da coordenadora Marilena Umezu, morta no massacre, o engenheiro Vinicius Umezu aprovou o resultado do grafite. Ele chegou a compartilhar o resultado em rede social.
O mural recebeu majoritariamente elogios nas redes sociais. Há, contudo, algumas pessoas que comentaram sobre a pintura trazer a lembrança de um momento triste.
Cidade
Justiça ordena apreensão de menor suspeito de ajudar a planejar ataque em Suzano
Inicialmente, o pedido de internação provisória é de 45 dias, mas o período será determinado após o depoimento.
A polícia já havia pedido a apreensão do jovem, mas na sexta, 15, ele foi ouvido no Fórum de Suzano e liberado após o Ministério Público não acatar o pedido da polícia. No mesmo dia, a polícia fez uma operação de busca e apreensão na casa do adolescente.
Na segunda-feira, 19, aconteceu uma reunião entre MP e polícia para análise das provas coletadas. No encontro, os investigadores apresentaram documentos e aparelhos eletrônicos levados da casa do adolescente. Segundo a Polícia Civil, a participação do novo suspeito teria ocorrido na fase de preparação. Ele é ex-aluno da Raul Brasil e colega de classe de Guilherme Tucci Monteiro, jovem da mesma idade que supostamente liderou o ataque.
O ataque deixou 10 mortos e 11 feridos nesta quarta, 13. Cinco das vítimas eram estudantes da Raul Brasil e outras duas eram funcionárias da instituição.
Mundo
Polícia da Holanda prende suspeito de matar três pessoas em Utrecht
“O principal suspeito foi detido”, disse a cidade de Utrecht em seu perfil oficial no Twitter. O pai do suspeito disse que quer que seu filho seja punido se realmente for o autor do ataque, informou a agência de notícias turca DHA. Não está claro se o suspeito agiu sozinho.
“Se foi ele, deve ser punido”, disse à DHA Mehmet Tanis, pai de Gokmen Tanis. “Não existe diálogo, não tenho contato com meu filho há 11 anos. Não nos falamos desde 2008. Ele não tinha uma atitude agressiva, mas faz 11 anos desde então. O que aconteceu, o que ele viveu? Eu não sei.”
Segundo a imprensa turca, a família de Gokmen Tanis é de Yozgat, no centro da Turquia. Mehmet Tanis disse à DHA que ele retornou à Turquia em 2008 depois de se divorciar de sua esposa, que ficou com seu filho Gokmen na Holanda, para onde haviam emigrado juntos. Ele se casou novamente e agora mora na província de Kayseri, no centro da Turquia.
Mais cedo, um cordão de isolamento foi montado na Praça 24 de Outubro, onde fica a estação de um VLT (veículo leve sobre trilhos) onde ocorreu o ataque. Serviços de emergência e helicópteros foram ao local, incluindo membros da unidade antiterror.
Uma testemunha relatou à NOS News ter visto uma mulher sair do VLT correndo, com sangue nas mãos e nas roupas antes de cair no chão. “Eu a levei para o meu carro e a ajudei. Quando a polícia chegou, ela estava inconsciente”, disse.
Durante o ataque, as autoridades locais recomendaram que as escolas de Utrecht mantenham as portas fechadas, e elevaram o nível de ameaça terrorista ao mais alto para a região. A polícia holandesa está em “alerta máximo” para aeroportos e “prédios importantes” do país, e afirmou que ao menos uma pessoa pode ter fugido em um carro.
Mais cedo, um cordão de isolamento foi montado na Praça 24 de Outubro, onde fica a estação de um VLT (veículo leve sobre trilhos) onde ocorreu o ataque. Serviços de emergência e helicópteros foram ao local, incluindo membros da unidade antiterror.
Uma testemunha relatou à NOS News ter visto uma mulher sair do VLT correndo, com sangue nas mãos e nas roupas antes de cair no chão. “Eu a levei para o meu carro e a ajudei. Quando a polícia chegou, ela estava inconsciente”, disse.
Durante o ataque, as autoridades locais recomendaram que as escolas de Utrecht mantenham as portas fechadas, e elevaram o nível de ameaça terrorista ao mais alto para a região. A polícia holandesa está em “alerta máximo” para aeroportos e “prédios importantes” do país, e afirmou que ao menos uma pessoa pode ter fugido em um carro.
A segurança também foi reforçada nas mesquitas da cidade. Na sexta-feira 15, um australiano de 28 anos matou 50 pessoas em duas mesquitas na cidade de Christchurch, na Nova Zelândia, e transmitiu as ações ao vivo no Facebook. Antes dos atentados, ele escreveu um manifesto citando vários autores de ataques racistas ou de extrema direita.
O premiê da Holanda, Mark Rutte, informou que um gabinete de crise foi montado para lidar com o caso. Ele expressou “profunda preocupação” em relação ao ataque. “Um ato de terrorismo é um ataque à nossa civilização, à nossa sociedade tolerante e aberta. Nosso estado de direito e nossa democracia são mais fortes do que o fanatismo e a violência”, disse Rutte a jornalistas. “Não vamos ceder à intolerância jamais.” (Com agências)
Nacional
Empresários do setor hoteleiro comemoram dispensa de vistos
O dirigente espera um incremento em torno de 25% no número de visitantes, principalmente, de americanos, o que gera perspectivas de impacto em vários segmentos do setor.
“Não somente para a rede hoteleira, mas em toda a cadeia de serviços que orbitam em torno do setor de Turismo, como comércio, alimentação e transportes, entre tantos outros. É claro que esta ação precisa vir acompanhada de investimentos em promoção, mas já é um importante passo a ser comemorado”, destacou.
Alfredo Lopes ressaltou que o trade turístico brasileiro há três décadas pede a redução de barreiras nesse processo. “[Da forma como estava] engessa o turismo internacional e desvia esses potenciais turistas para outros países mais receptivos diplomaticamente.”
Segundo o presidente da Abih-RJ, esse mercado está deprimido há anos em decorrência das exigências. “Isso chega em uma hora muito boa, um momento em que o Brasil começa a ter uma relação mais profícua com os Estados Unidos, o que certamente irá ampliar não somente o fluxo de turistas de lazer, mas também em grande número de executivos”, disse.
Mundo
Em encontro com Bolsonaro, Trump diz que apoiará a entrada do Brasil na OCDE
Questionado sobre facilitação de vistos a brasileiros, Trump afirmou que essa possibilidade é cogitada, mas rapidamente mudou de assunto para criticar o nível de comércio entre os dois países. “Pensando muitas coisas em diferentes opções, também estamos pensando facilitar os vistos, mas o comércio que temos com o Brasil não é tão bom como deveria ser. Temos que trabalhar para que seja o melhor possível”, afirmou o americano.
Os dois presidentes trocaram camisetas de futebol. Trump presenteou Bolsonaro com uma camiseta de um time americano, com nome do Bolsonaro escrito atrás. Já Bolsonaro deu uma camisa da seleção brasileira com o número 10, do Pelé, e o escrito “Trump” nas costas. Bolsonaro estava acompanhado do filho mais novo, o deputado Eduardo Bolsonaro.
Mais cedo, o ministro da Economia, Paulo Guedes afirmou que o Representante Comercial dos Estados Unidos, Robert Lighthizer pediu que o Brasil deixe a lista de países de tratamento especial e diferenciado da Organização Mundial do Comércio (OMC) em troca do apoio norte-americano à entrada na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
Segundo o ministro, essa foi a solicitação de Lighthizer. “Eu fiz o meu pedido: quero entrar na primeira divisão. Ele falou: então me ajuda a limpar a segunda divisão.”
Informes
Como organizar uma rotina eficiente sem esquecer da vida pessoal
Informes
Concurso TJ-SP: Órgão pode perder mais de 5 mil escreventes
Informes
Os policiais militares e a reforma da Previdência