Após mais de 20 anos presa em Tremembé, no interior de São Paulo, Suzane von Richthofen, uma das assassinas mais conhecidas do Brasil, teve a progressão de pena concedida pela Justiça em janeiro de 2023. Ela passará a cumprir a pena em regime aberto, ou seja, fora da prisão. Suzane estava presa desde 2002, acusada de ser a mandante do assassinato dos próprios pais, Manfred Albert e Marísia von Richthofen. O caso chocou o Brasil. Muitos se perguntam como uma filha pode matar seus pais e deixar seu próprio irmão órfão. Afinal, por que Suzane von Richthofen matou os pais?
Segundo a apuração do caso, Suzane matou os pais para ficar com o dinheiro da família e usá-lo para viver com o namorado. A herança de Manfred Albert e Marísia von Richthofen foi estimada em mais de 11 milhões de reais.
Na época, os pais de Suzane eram contra o namoro da filha com Daniel Cravinhos, que também participou do assassinato juntamente com seu irmão Cristian. Eles mataram o casal a porretadas numa simulação de um assalto à mansão da família. Suzane, além de ser a mandante do crime, facilitou a entrada deles na residência. Além disso, eles deixaram Andreas, irmão de Suzane, na época com 14 anos, numa lan House durante o assassinato de seus pais.
Segundo a denúncia do Ministério Público na época do caso, “as tensões geradas pelo conflito em torno do namoro da filha culminaram com o uso de força física por Manfred e com promessas de deserdação dela, caso não desse fim ao namoro. Com isso, o casal passou a nutrir a intenção de eliminar os pais dela”. A herança dos pais acabou ficando para Andreas na sua integralidade, já que Suzane foi considerada “indigna” de receber qualquer quantia.
Relembre o caso
Como aconteceu o assassinato dos pais de Suzane?
Suzane, Daniel e Cristian Cravinhos assassinaram os pais de Suzane e simularam um assalto na mansão. Após a morte das vítimas, eles desarrumaram a casa para forjar uma cena de assalto. Eles também roubaram cerca de 5 mil dólares, 8 mil reais em espécie e joias do casal, tudo com o objetivo de forjar a cena do crime. Para parecer que o pai de Suzane reagiu ao assalto, Daniel Cravinhos colocou a arma de Manfred ao seu lado, no chão.
Ainda de acordo com o plano diabólico, todas as roupas e arma utilizadas no crime foram colocadas numa caçamba de lixo. Suzane e Daniel deixaram Cristian na casa onde ele morava com a avó. Logo em seguida foram para um motel Avenida Ricardo Jafet e, após algumas horas no local, voltaram para buscar Andreas na lan House.
Como descobriram que Suzane von Richthofen matou os pais?
Mesmo com todo este plano arquitetado, a polícia desconfiou que havia uma simulação em andamento. Durante a investigação, os policiais descobriram que a família de Suzane não era a favor de seu namoro com Daniel, indicando um motivo para a realização do crime. Além disso, durante o depoimento de Suzane a polícia identificou contradições. Um outro fato marcante é que Cristian comprou uma moto nova logo após o assassinato dos pais de Suzane. Assim, a polícia pediu a prisão preventiva de Cristian Cravinhos.
No dia 8 de novembro de 2002, os três assassinos confessaram serem os responsáveis pelo brutal assassinato de Albert e Marísia von Richthofen.
Quantos anos Suzane von Richthofen tinha quando matou os pais?
No dia do assassinato de seus pais, em 31 de outubro de 2002, Suzane von Richthofen tinha apenas 18 anos e estava prestes a completar 19 anos. Na época, ela era estudante de Direito.
Quantos anos tem Suzane von Richthofen?
Atualmente Suzane está com 39 anos de idade. Ela foi presa com 19 anos.
Suzane von Richthofen: quantos anos de cadeia?
Suzane foi condenada a 39 anos e 6 meses de prisão e ela termina de cumprir a pena em fevereiro de 2038. Atualmente ela cumpre a pena em regime aberto. Vale lembrar que de acordo com as leis brasileiras, o maior tempo que uma pessoa pode ficar presa é 30 anos, mesmo que ela tenha sido condenada a um tempo maior de prisão.
Quando Suzane von Richthofen sai da cadeia?
Ela já saiu e está atualmente cumprindo pena no regime aberto, fora da prisão.
Onde morava Suzane von Richthofen?
A mansão da família von Richthofen está localizada no Brooklin, bairro nobre de São Paulo. O endereço da casa é Rua Zacarias de Góes, número 232 e havia sido comprado pelo pai de Suzane e Andreas von Richthofen em 1998 por R$330 mil.
O imóvel tem dois andares e conta com piscina, escritório e biblioteca. Suzane tentou, em longa disputa judicial com seu irmão, Andreas von Richthofen, receber sua parte da herança dos pais. Em 2016 ela abriu mão da herança. Recentemente a mansão foi vendida para um novo proprietário e passou por uma grande reforma.