Um homem, de 27 anos, que armazenava e comercializava na internet material de cunho nazista foi preso, na última sexta-feira (25), pela Polícia Civil de São Paulo. Todos os objetos de apologia ao nazismo estavam dentro de um depósito, situado no município de Cordeirópolis, no interior de São Paulo.
O suspeito vinha sendo investigado pela corporação há mais de um mês. Na casa dele, arquivos como munições e explosivos foram capturados. Além deles, armas, munições de calibres restritos, explosivos desativados, broches, capacetes, bandeiras, cilindros de gás e livros também foram identificados no local.
Na mesma cidade na qual armazenava os itens ilegais, o homem foi preso em flagrante na Vila Pinheiro. Em seguida, ele foi levado para a cadeia pública da cidade vizinha Limeira, onde está disponível para a Justiça, e será investigado por crime de apologia ao nazismo. O mandado de busca e apreensão expedido pela vara da cidade foi cumprido pelos policiais da Delegacia de Investigações Gerais (DIG).
Com o intuito de fazer o site não sair de circulação, o suspeito cobria os objetos que possuem símbolos nazistas, a exemplo da suástica. Os objetos eram vendidos para pessoas da capital e interior de São Paulo.
Crime
A apologia do nazismo está inserida na Lei 7.716/1989, a qual aponta que é crime questões como a prática, indução ou incitação da discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional, além da fabricação, comercialização, distribuição ou veiculação de símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilize a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo.