A Prefeitura de São Paulo decretou, na última quarta-feira (24), as intervenções sanitárias para prevenção e controle da varíola dos macacos. As recomendações compreendem, sobretudo, o uso de máscara de proteção facial para cobrir a boca e o nariz de toda a população estadual.
Um guia de prevenção aos estabelecimentos de prestação de serviços, como por exemplo, restaurants, supermercados, salões de beleza, academias, hotéis e motéis foi elaborado. Dessa maneira, a definição das recomendações ficou disponível para o comitê técnico operacional. Ele foi implementado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da capital paulista.
“A recomendação é que as medidas já adotadas durante a pandemia de Covid-19, como higienização frequente de superfícies, disponibilização de recipientes abastecidos com álcool em gel 70% ou de pias com água e sabão para lavagem das mãos, sejam reforçadas”, cita a Prefeitura, em nota.
Todas as medidas de prevenção para estabelecimentos pode ser acessado por meio deste link. Ainda assim, o comitê da SMS está indefinido quanto a conclusão dos protocolos sanitários que deverão ser seguidos nas escolas. Por fim, a Prefeitura de São Paulo ressalta que o atendimento para a população em geral com casos suspeitos de infecção tem sido realizado na rede municipal de saúde, como Unidades Básicas de Saúde (UBSs), prontos-socorros e prontos atendimentos.