São Paulo permitiu a aplicação da 4ª dose, isto é, a segunda de reforço adicional, da vacina contra a Covid-19, a partir da última terça-feira (09). O público pleiteado, desta vez, é a população acima de 18 anos de idade.
Os usuários que podem receber o imunizante estão englobados no grupo que tomou a primeira dose adicional há ao menos quatro meses. De acordo com a nota oficial, cerca de 911.701 podem tomar a vacina nesta nova etapa da campanha.
Segundo o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco, “esse é mais um passo importante na nossa luta contra a Covid-19. É fundamental que todos tomem as doses de reforço para continuarem protegidos das formas graves da doença”.
Todos os imunizantes são ofertados nas unidades gerais das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas. Além disso, três Centros de Saúde (CSs), mais 17 Serviços de Atenção Especializada (SAEs) e megapostos também servem o imunizante.
Levando em consideração o público elegível da capital paulista, 83,7% das pessoas já adquiriram a terceira dose, e cerca de 53,5% contabilizaram a segunda dose adicional. No Brasil, em geral, dez capitais brasileiras vacinam a população +18 com a quarta dose.
São elas: Teresina, Manaus, Fortaleza, Vitória. Aracaju, São Luís, Natal, Maceió, Rio de Janeiro e São Paulo. Por outro lado, outras sis capitais vacinam a população de 30 anos, sendo: Rio Branco, Florianópolis, Belém, Goiânia, Salvador, João Pessoa.