Kia Sorento ganha versões AWD no Brasil
Autos e Afins
Disponível no Brasil desde janeiro, o Kia Sorento ganhou duas opções All Wheel Drive (AWD) desde abril. Equipadas com motorizações 2.4 16 V de 172 CV e 3.5 V6 de 280 CV, as versões complementam a linha do SUV médio-grande no País, oferecendo tração integral nas quatro rodas.
Segundo Ary Jorge Ribeiro, diretor de Vendas da Kia Motors do Brasil, o retorno das versões AWD atende à demanda de clientes e admiradores da marca, uma vez que desde 2014 o Sorento não era oferecido com tração integral no País. “Além de diversificarmos nosso portfólio com produtos modernos e tecnológicos, passamos a oferecer novas opções para quem busca veículos espaçosos, robustos e com excelentes desempenhos não apenas nas cidades e rodovias, mas também em áreas rurais e condições off-road”, ressaltou Ribeiro.
Presente na rede autorizada de concessionárias, a versão AWD com configuração mais simples, denominada S.172, possui transmissão automática de seis velocidades com opção de trocas sequenciais e motorização Theta II de 2.4 litros, Dohc, 16 válvulas, Dual CVVT, a gasolina, capaz de desenvolver 172 CV a 6 mil RPM e 22,5 kgf de torque a 4 mil RPM.
Com acomodação para sete passageiros, o modelo possui diversos recursos de segurança, como airbags laterais e de cortina, vidro com sistema antiesmagamento, assistente de partidas em subida (HAC), controles de estabilidade e tração e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros. A versão S.172 ainda conta com luz diurna de navegação em LED, faróis de neblina, bagageiro no teto e novas rodas de liga leve aro 18.
O SUV também vem equipado com ar-condicionado digital Dual Zone com comando traseiro, central multimídia com câmera de ré, sistema bluetooth, entrada USB, espelho retrovisor interno eletrocrômico e chave inteligente para abertura das portas e partida do motor, além de controle de áudio, computador de bordo e piloto automático no volante.
S.275: a versão topo de linha
A versão S.275, topo de linha, que chegou às concessionárias no mês passado, possui nova transmissão automática de oito velocidades com opção de trocas sequenciais e motorização Lambda II, 3.5 litros V6, injeção eletrônica sequencial, Dohc, 24 válvulas, Dual CVVT, a gasolina, com 280 CV a 6,3 mil RPM e 33,6 kgf de torque a 5 mil RPM. Conta com freio de estacionamento eletrônico, faróis e lanternas em LED, revestimento interno em couro, novas rodas de liga leve aro 19, soleira das portas com iluminação, teto solar elétrico e panorâmico, detector de ponto cego (BSD), abertura automática do porta-malas sensível à aproximação e bancos dianteiros com ajustes elétricos e aquecimento, além de memória para o motorista.
Com grade dianteira, ponteira de escapamento, faróis e para-choques dianteiro e traseiro reestilizados, as novas versões do Sorento possuem 4.780 mm de comprimento, 1.890 mm de largura, 1.690 mm de altura e 2.780 mm de entre-eixos. Em condição especial de lançamento, a versão S.172 está disponível na rede autorizada de concessionárias por R$ 169.990. Já o preço público sugerido da versão S.275 será de R$ 218.990.
Saiba mais sobre a nova cor do Ford Ecosport Storm
A Ford inovou no lançamento do EcoSport Storm, versão 4WD do utilitário esportivo, com a escolha de uma nova cor, o marrom Trancoso metálico, tonalidade há muito tempo fora do portfólio da marca no Brasil. O Ka FreeStyle, futuro utilitário compacto, também foi exibido em um protótipo na cor bronze, sinalizando uma tendência no segmento.
Por ser a cor da terra e da madeira, o marrom é normalmente associado à natureza e estilo de vida saudável. Pode representar também seriedade, maturidade, segurança e prosperidade material. No utilitário esportivo, os tons de cobre naturais acenam para o estilo de vida ao ar livre.
“Para o lançamento do Storm, queríamos uma cor atual, diferente da paleta de tons neutros do setor e que se destacasse na multidão sem ser vibrante demais”, explica Adília Afonso, supervisora de Design da Ford América do Sul. “Escolhemos esse tom quente e trabalhamos com o fornecedor de tinta para enriquecê-lo com partículas de pérola, que acrescentam luminosidade.”
Assim, dependendo do ângulo de visão, a tonalidade muda e cria um aspecto rico em efeitos. A beleza da cor marrom Trancoso não está somente nela mesma, mas no fato de valorizar os planos e ângulos do veículo, destacando as suas linhas de caráter.
Já o nome Trancoso foi uma homenagem à Bahia, Estado onde está instalada a fábrica do EcoSport e o Ka. Ele é inspirado nas famosas falésias da Praia de Trancoso, que são a marca registrada da bela cidade do Sul do Estado, antigo povoado fundado pelos colonizadores portugueses no século 16.
O SUV equipado com motor 2.0 Flex, tração inteligente 4WD e transmissão automática oferece também como opções as cores branco Ártico sólido, prata Dublin metálico e preto Bristol perolizado, combinadas com elementos em preto e prata e grafismos exclusivos.
Criação começou quatro anos antes de lançamento
O processo de criação do design de um carro começa cerca de quatro anos antes da sua chegada ao mercado. Para ter uma ideia da direção das tendências, os designers observam o que está acontecendo em áreas como arquitetura, vestuário e produtos de consumo e também precisam pensar como cientistas sociais, pois, além da personalidade do consumidor, a escolha da cor é reflexo das circunstâncias da época.
Exemplo disso é o que ocorreu após a crise financeira de 2008, quando a preocupação com o valor de revenda aumentou a preferência por cores neutras. Sem contar que cores exuberantes poderiam ser vistas como ostentação e desrespeito. Por esses e outros fatores culturais, uma cor que funciona bem em um mercado não necessariamente tem a mesma aceitação em outro.
Na maioria dos veículos, cores básicas como tons de branco, preto e vermelho normalmente não mudam. Mas, periodicamente, avanços na tecnologia de pintura fazem a mudança valer a pena. A evolução das formas e dos materiais dos carros também fazem a pintura responder de maneira diferente, como é o caso do marrom Trancoso do EcoSport Storm.
Tiguan Allspace começa forte ofensiva de SUV’s
A Volkswagen do Brasil inicia a maior ofensiva de utilitários esportivos da sua história. O Tiguan Allspace é o primeiro de cinco SUVs que serão lançados no mercado brasileiro até 2020. É também o primeiro utilitário esportivo à venda no País desenvolvido sobre a matriz transversal modular ou MQB (sigla para modular querbaukasten, em alemão). Isso possibilitou ao modelo Volkswagen trazer excelente aproveitamento de espaço interno e receber vários recursos de tecnologia e de segurança inéditos no segmento de SUVs premium no Brasil.
Em sua segunda geração, o Tiguan Allspace começa a chegar às concessionárias no fim de maio em três versões de acabamento. Oferece também duas opções de motorização TSI, que combinam injeção direta de combustível e sobrealimentação por turbocompressor. Essa tecnologia permite ao SUV entregar alto desempenho, baixo consumo de combustível e prazer ao dirigir. Pela primeira vez na história, o Tiguan Allspace contará também com motor 1.4 TSI Total Flex – que pode ser abastecido com gasolina, etanol ou a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção.
Segunda geração do utilitário esportivo chega em maio, com inovação e tecnologia sem precedentes (Foto: Divulgação)
Outra grande novidade é o retorno da grife R-Line ao segmento, com equipamentos exclusivos, design diferenciado e ainda mais esportividade e sofisticação. O Tiguan Allspace R-Line 350 TSI traz o motor 2.0 TSI com 220 CV – mesmo motor do Golf GTI – associado à inédita transmissão DSG de sete marchas.
O Tiguan Allspace será fabricado na planta de Puebla, no México, e estará disponível nas configurações com cinco e sete lugares. Na realidade, será o primeiro SUV da Volkswagen no Brasil com essa capacidade.
E mais: o Tiguan Allspace contará com o melhor plano de manutenção de seu segmento no mercado brasileiro. O benefício chamado “revisão de série” estará presente em todas as versões do modelo em que as três primeiras revisões (10.000 km / 12 meses, 20.000 km / 24 meses e 30.000 km / 36 meses) serão gratuitas, um grande diferencial. Nessas revisões estão incluídas peças substituídas e itens verificados no serviço de manutenção, além do valor de mão de obra na concessionária. Para se ter ideia do que representa esse benefício, o custo médio das revisões dos modelos deste segmento é de R$ 1.465.
O Tiguan Allspace terá três anos de garantia total e será oferecido em cinco cores: uma sólida (branco puro), três metálicas (vermelho ruby, prata snow e cinza platinum e uma perolizada (preto mystic).
Fiat Toro ganha linha 2019 com novas versões
Um jovem que já nasceu vencedor. Reconhecido pela imprensa e pelos consumidores. Esse é o Fiat Toro, que inaugurou no Brasil o novo conceito de SUP (Sport Utility Pick-up) ao combinar a força e robustez de uma picape com o conforto e dirigibilidade de um SUV. O modelo, que completa dois anos desde o seu lançamento, agora chega à linha 2019 com novas versões, configurações e equipamentos para continuar forte no mercado.
Uma das novidades é o desembaçador do vidro traseiro de série em todos os modelos. Também chegam ao mercado duas novas versões: a Endurance 1.8 AT6 Flex, de entrada, e a Volcano 2.4 AT9 Flex, a topo da gama com motores flexíveis. Nessa última, a picape é equipada com o motor 2.4 Tigershark de 186 CV e 24,9 kgfm, combinado ao câmbio automático de nove marchas, exclusivo no segmento, além de diversas soluções da Volcano 2.0 Diesel.
Endurance 1.8 Flex AT6 R$ 90.990
Freedom 1.8 Flex AT6 R$ 102.990
Volcano 2.4 Flex AT9 R$ 115.690
Blackjack 2.4 Flex AT9 R$ 117.490 (inclui pintura metálica)
Freedom 2.0 Diesel AT9 4×4 R$ 131.590
Volcano 2.0 Diesel AT9 4×4 R$ 142.990
Fiat Toro Endurence 1.8 Flex AT6 (Foto: Divulgação)
Nova versão inicial da linha, ela é oferecida apenas com o propulsor 1.8 E.torQ EVO pareado à transmissão automática de seis marchas. Dentro da boa lista de equipamentos de série se destacam: ar-condicionado, computador de bordo, controles de tração e de estabilidade, direção elétrica, Hill Holder, quadro de instrumentos com tela multifuncional em TFT de 3,5”, sensores de pressão dos pneus, travas e vidros elétricos (estes com acionamento um toque) e volante regulável em altura e profundidade, entre outros.
Fiat Toro Freedom 2.0 Diesel AT9 4X4
As versões Freedom 1.8 AT6 e Freedom 2.0 AT9 Diesel ganharam novos itens de série, como faróis de neblina com moldura cromada, retrovisores elétricos com memória, ar-condicionado digital dual zone, câmera de ré, sistema Uconnect Touch Nav 5, seis alto-falantes com comandos no volante em couro e reconhecimento de voz, segunda tomada 12 V, segunda entrada USB, barras longitudinais de teto, luz elevada de freio e iluminação da caçamba, apoia-braço dianteiro e traseiro, além de maçanetas e retrovisores na cor da carroceria. Na configuração flex, a novidade são as rodas de liga leve de 16 polegadas de série (aro 17 na diesel, também de liga leve). Ambas contam com bancos em couro, air bag de joelhos para o motorista e side bags, como opcionais.
Fiat Toro Volcano 2.4 Flex AT9
Novos itens de série também estão disponíveis para as versões Volcano 2.4 AT9 Flex e Volcano 2.0 AT9 Diesel. Elas passam a contar com Keyless Enter’n’go (entrada no veículo sem usar a chave e acionamento do motor por botão), partida remota, banco do motorista com regulagem elétrica, sensor de chuva, sensor crepuscular, retrovisor interno eletrocrômico e sensores individuais de pressão dos pneus.
A Volcano 2.0 AT9 Diesel oferece ainda as inéditas rodas de liga leve de 18 polegadas. A lista de opcionais tem os já citados na Freedom e também o teto solar panorâmico (que na versão 2.4 Flex estará disponível a partir de junho). A recém-lançada versão Blackjack 2.4 continua na linha 2019 sem alterações. Ou seja, mantém seu diferencial no acabamento sem cromados, com todos os detalhes em preto, tanto por fora quanto por dentro. O visual externo é dominado pelo tom grafite em rodas (de liga leve aro 17), retrovisores externos, friso da grade dianteira e barras de teto. Para completar o tema all black, há uma faixa preta no capô e na tampa da caçamba e todos os emblemas foram escurecidos – até mesmo o vermelho do emblema Fiat foi trocado pelo preto, algo inédito desde que a logomarca atual foi implantada.
O Toro Blackjack é vendido exclusivamente na cor preta carbon. Já as outras versões estão disponíveis em oito cores, sendo duas sólidas (vermelho colorado e branco ambiente), uma perolizada (branco polar) e cinco metálicas (marrom horizon, prata melfi, preto carbon, cinza antique e vermelho tribal).
Destaques