A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) recebeu, no último dia 20, como condenação uma punição em dinheiro. Dessa forma, ela terá que pagar cerca de R$ 30 mil reais à Justiça Eleitoral devido a divulgação de notícias falsas nas eleições de 2022 contra o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). À época, ele ainda era candidato à gestão do Brasil.
Com as publicações feitas por Zambelli, atualmente fora do ar por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, ela apontava que o sistema eleitoral fez campanha antecipada para Lula nas eleições por meio de um QR Code no aplicativo do governo, intitulado de e-Título.
O aplicativo é uma via digital do título de eleitor e tem um QR Code para verificar a identidade do eleitor no momento da votação. O TSE chegou a noticiar, em seu site de checagem, que um vídeo com uma “voz feminina” estava nas redes sociais, apontando que a leitura do QR Code faria com que votos fossem computados para o petista, exibindo a letra L e o número 13 no próprio código.