O YouTube divulgou, nesta terça-feira (26), a formação do programa Jogo Limpo. O projeto visa o financiamento de medidas de combate à falta de informação nas eleições presidenciais de 2022.
A plataforma firmou uma parceria com o Centro Internacional de Jornalistas (International Center for Journalists, ICFJ).
Dessa maneira, o YouTube vai aplicar 150 mil dólares (cerca de R$ 743.835,00) em atividades combatentes às fake news.
Em entrevista à CNN, a gerente de políticas públicas no YouTube do Brasil, Alana Rizzo, destacou que o projeto é uma etapa complementar à inicial dos esforços da plataforma de vídeos em combater a divulgação de conteúdos falsos.
“Só se luta contra a desinformação oferecendo conteúdo de qualidade”, frisou Alana.
Ainda de acordo com a gestora, o Jogo Limpo tem três vertentes de trabalho: educação midiática, produção de conteúdo e inovação e tecnologia.
Em suma, a finalidade é incentivar a ampliação da qualidade do ambiente digital meses antes do pleito deste ano.
Recentemente, em março, o YouTube implementou a exclusão de vídeos com falsas alegações de fraudes, erros ou problemas técnicos nas urnas eletrônicas e nas eleições de 2018.
Isso é uma ótima medida preventiva e reguladora. Por exemplo, em países como os EUA, as casas de apostas como a Bet365 fazem sua programação em cima das eleições. Havendo uma manipulação de dados, pode fazer as pessoas questionarem, por exemplo, se a Bet365 é confiável ou se outras casas de apostas não trabalham em prol das fake news.
Além do investimento para o programa, os projetos escolhidos contemplam três meses de orientação do ICFJ e bolsas de até 25 mil dólares.
As inscrições estão abertas até o dia 15 de maio, para jornalistas e checadores de fatos.