21.2 C
São Paulo
terça-feira, novembro 26, 2024
Array

TV Cultura passa a exibir “O Charme da Art Noveau”



notíciasDestaque Espetáculo


TV Cultura passa a exibir “O Charme da Art Noveau”


09/03/2015
10:11 AM
/
Da Redação
/
Atualizado em 09/03/2015 10:11 am

A TV Cultura passa a exibir aos domingos, às 21h, a série inédita “O Charme do Art Nouveau” (The Allure of Art Nouveau), na faixa Cultura Documento. Produzida pela BBC, a produção é composta por três documentários que retratam como o estilo artístico se desenvolveu na França, no Reino Unido e na Áustria.

O programa analisa a forma como o Art Nouveau, ou Arte Nova em português, floresceu em diferentes cidades da Europa no final do século XIX e começo do século XX. Assim, o correspondente cultural Stephen Smith percorre Paris, Viena e algumas cidades britânicas para mostrar as individualidades da vertente artística em cada local.

No primeiro episódio, Paris, Smith explora os objetos da Art Nouveau parisiense. Ele descobre como o estilo decorativo surgiu na paisagem urbana da cidade e escava o passado do local para aprender um pouco sobre glamurosas e controversas figuras que inspiraram o movimento.

Em Paris, ele revela a história por trás dos pôsteres sensuais da atriz Sarah Bernhardt, feitos por Alphonse Mucha; lança um olhar para o trabalho do designer de jóias René Lalique; e visita locais icônicos do estilo, como o famoso restaurante Maxim’s. Mary Downes assina a direção deste documentário. Já a produção executiva da série foi de Franny Moyle.

O Art Nouveau é um estilo artístico que surgiu na França na década de 1890. Durante a Belle Époque, se espalhou pela Europa como forma de oposição ao Romantismo. O estilo, presente na arquitetura, no design e nas artes decorativas e gráficas, traz temas ligados à natureza e à figura feminina com linhas em movimento.

Serviço

O Charme do Art Nouveau

Episódio I – Paris

Domingo (15/3), às 21h, faixa Cultura Documento.

Paris – Downes assina a direção deste novo documentário (Foto: Divulgação)



LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Índice