notíciasDestaque Nacional
Rio Branco em estado de calamidade pública
04/03/2015
10:50 AM
/
Da Redação
/
Atualizado em 05/03/2015 9:49 am
O Rio Acre, em Rio Branco, continua subindo em média um centímetro por hora. Às 23h de segunda-feira o manancial atingia 18 metros e, às 8h, de ontem marcava 18,09 metros. Pelo menos 17 abrigos foram montados na cidade para receber as quase 7 mil pessoas desabrigadas pela enchente. A cheia afeta diretamente 71 mil pessoas na capital.
O ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, deve voltar ao Estado, acompanhado de técnicos da Defesa Civil Nacional. A previsão é que ele fique dois dias no Estado e visite também os municípios de Xapuri e Brasileia, devastados pela cheia do Rio Acre.
A capital do Acre vive uma cheia histórica e segue em estado de calamidade pública. Na segunda-feira, o nível passou a marca registrada em 1997, quando chegou a 17,66 metros.
Além dos abrigos no Parque de Exposições, Sest-Senat, Sesc Bosque, Ginásio do Sesi, dois comunitários no bairro Sobral e Comara, escolas começaram a receber famílias desabrigadas. Entre elas estão: Escola Francisco Oitifica, no bairro Bahia Velha; Frei Thiago Matiole, no Bahia Velha; Escola João Aguiar no Manoel Julião e Escola Ayrton Sena, no bairro de mesmo nome.
Campanha para vítimas
Uma campanha para ajudar as vítimas da enchente foi lançada pelo programa Acre Solidário, encabeçado pela primeira-dama do Estado, Marlúcia Cândida. Os donativos podem ser entregues na Central de Serviço Público (OCA), na Avenida Brasil; Palácio das Secretarias; Quartel da Polícia Militar; Casa Civil; Igreja Batista do Bosque; Supermercados Araújo do Tangará, Aviário, Izaura Parente e Via Chico Mendes; secretarias e autarquias estaduais.
Outra campanha ‘SOS Enchente Acre’, em parceria com a Diocese de Rio Branco, disponibilizou uma conta bancária para que sejam feitos depósitos de qualquer quantia. A campanha recebeu o apoio de famosos de várias parte do país. As arrecadações podem ser enviadas para a conta corrente 500-2, agência 0071-X, Banco Brasil.