notíciasCidade
Governo abandona uma área poluída da Billings
20/03/2015
10:33 AM
/
Estadão Conteúdo
/
Atualizado em 20/03/2015 10:33 am
O governo de São Paulo desistiu de captar água de uma área mais poluída de represa Billings e decidiu usar um braço do Rio Pequeno para reforçar o Sistema Alto Tietê e abastecer a Grande São Paulo. Até então, o plano para reduzir o número de clientes atendidos pelo Cantareira era retirar a água do corpo central da Billings, pelo braço do Rio Grande, que recebe descarga da água dos rios Tietê e Pinheiros sem tratamento.
O Rio Pequeno, segundo a Secretaria Estadual de Recursos Hídricos, também é ligado à Billings e tem água com qualidade mais preservada. A assessoria de imprensa informou que a Companhia de Saneamento Básico de São Paulo (Sabesp) redefiniu o local de captação por ser uma opção mais viável para tratamento.
Em nota, a Sabesp informou que o Rio Pequeno despejará água no Rio Grande, de onde seguirá para o Alto Tietê. A previsão é que a interligação entre em operação ainda em 2015, com custo estimado de R$ 20 milhões. Antes disso, será preciso a construção de uma adutora de ligação.