notíciasDestaque Nacional
EI aceita promessa de “união” de Boko Haram
16/03/2015
10:15 AM
/
Estadão Conteúdo
/
Atualizado em 17/03/2015 10:16 am
Militantes do Estado Islâmico (EI) aceitaram a promessa de fidelidade do grupo extremista nigeriano Boko Haram, segundo porta-voz do movimento islamita que controla partes dos territórios do Iraque e da Síria.
A divulgação da informação acontece num momento em que os grupos, os mais impiedosos do mundo, estão sob crescente pressão militar e registraram retrocessos nos campos de batalha.
O EI tomou a maior parte do norte e do oeste do Iraque em meados de 2014, controlando um terço do Iraque e da Síria. Atualmente, o grupo luta contra forças iraquianas que tentam retomar a cidade natal de Saddam Hussein, Tikrit, ao mesmo tempo em que está sob ataques aéreos da coalizão liderada pelos Estados Unidos em outras partes do Iraque e da Síria.
Já o Boko Haram tem perdido força em razão da ação de uma força multinacional que partiu de uma série de cidades da Nigéria. Mas sua nova conta no Twiter, mensagens de vídeo melhores e em maior número, além de um novo braço de mídia são considerados sinais de que o grupo está recebendo ajuda de especialistas do Estado Islâmico.
O líder do Boko Haram, Abubakar Shekau, postou gravação de áudio na internet prometendo fidelidade ao EI.