O público de Londres verá, neste sábado (6), a coroação do rei Charles III, como tática para formalizar o compromisso do novo monarca na Inglaterra. Como uma celebração do alto escalão, ela possui um preço digno de um rei. Ao todo, a cerimônia deve custar aproximadamente 100 milhões de libras (cerca de R$ 624 milhões) aos contribuintes britânicos, de acordo com informações divulgadas pela revista norte-americana Time.
Levando em consideração esse investimento, os custos da coroação são bancados pelos cofres públicos do país. Essa máxima virou alvo de contestação da população britânica, influenciada pela inflação persistente na região. Ainda conforme a publicação, cerca de 50% dos britânicos acima de 18 anos apontaram que a coroação do rei Charles III não deve ser financiada pelo governo.
Nesse recorte, aproximadamente 62% são contra a realização das cerimônias com dinheiro público, na faixa etária de 18 a 24 anos. Por outro lado, conforme o avanço da idade, esse percentual sofre rebaixamento. De 25 a 49 anos, 55% são contra, enquanto de 50 a 64 anos, 46%, e, por fim, os maiores de 65 anos, apenas 44% são contra.