O prefeito de Barra do Piraí, no estado do Rio de Janeiro, Mário Esteves (PROS), conversou sobre a taxa de natalidade na cidade. Durante depoimento na última quinta-feira (14), o gestor mencionou que o município tinha alto número de crianças. Sendo assim, na visão dele, a solução para o controle populacional deveria ser a “castração” das meninas.
“O que não falta em Barra do Piraí é criança. Cadê o Dione [secretário de Saúde]? Tem que começar a castrar essas meninas. Controlar essa população. É muito filho, cara. É no máximo dois. Tem que fazer uma lei lá na Câmara. (…) É muita responsabilidade colocar filho no mundo”, explicou o prefeito.
O vídeo da declaração, feita durante a inauguração de uma estrada, rapidamente viralizou nas redes sociais. Devido à repercussão e ao teor do discurso, Esteves recebeu uma chuva de críticas. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) alertou que a fala era misógina, desrespeitosa e retrógada: “Típico da era das cavernas”, bradou a OAB.
Depois do vídeo, o prefeito tentou apagar o incêndio com a divulgação de nota que o discurso foi realizado em “momento de descontração”. Ele reforçou que jamais teve a intenção de promover prática danosa ou preconceituosa às mulheres.