Uma pedra ‘rara’ foi descoberta por especialistas dentro de uma baleia cachalote, encalhada na costa da praia de Nogales, situada no nordeste da ilha de La Palma, na Espanha. A pedra rara, chamada de âmbar-gris, é avaliada em € 500 mil (aproximadamente R$ 2,6 milhões).
O objeto de cerca de 9 kg e 60 cm de diâmetro foi encontrado na baleia no dia 21 de maio deste ano, após constatação de uma equipe de veterinários forenses da Universidade de Las Palmas. Responsável por criar o âmbar-gris, o cetáceo morreu em função de uma obstrução parcial do trânsito intestinal gerada pela pedra, que estava presa perto do cólon distal.
Todavia, essa não foi a principal razão da morte. Em entrevista ao National Geographic Espanha, o professor da Universidade de Las Palmas de Gran Canaria e diretor do Instituto Universitário de Saúde Animal, Antonio Fernández, relatou que a lesão causada no cólon foi letal, pois resultou no vazamento de parte da mucosa intestinal.
A princípio, a baleia morreu em decorrência de uma infecção bacteriana. Conforme o especialista, a morte por esse tipo de pedra afeta somente 1% de todos os cetáceos, visto que, na maioria dos casos, o material tem como costume ser expelido. Com os problemas digestivos, a baleia, um macho de 13 metros com mais de 15 toneladas, estava abaixo do peso.