As barreiras quebradas pelo futebol feminino conquistaram uma nova vitória no último sábado (23). Isso porque a britânica Rebecca Welch se tornou a primeira mulher a comandar uma partida da Premier League, a divisão de elite da Inglaterra. Ela foi responsável pela arbitragem da partida entre Fulham e Burnley, pela 18ª rodada.
Com 40 anos de idade, Welch já tinha atuado como assistente em novembro deste ano, na derrota do Fulham para o Manchester United, por 1 a 0, no mesmo estádio Craven Cottage. Anteriormente, há dois anos, a britânica se tornou a primeira mulher a apitar um jogo profissional na Inglaterra, no jogo entre Port Vale e Harrogate, pela League Two, a quarta divisão inglesa.
Anteriormente, uma situação similar aconteceu com a francesa Stéphanie Frappart, árbitra da Ligue 1 depois de superar várias barreiras no futebol masculino. Na carreira desde 2010, ela somou a função com seu trabalho no National Health Service (NHS) até nove anos depois, quando ficou exclusiva de arbitragem.