O ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Gonçalves Dias, compareceu aos ataques de invasores no Palácio do Planalto. As imagens foram registradas por câmeras de segurança do circuito interno do local, de acordo com informações divulgadas pela CNN.
No dia 8 de janeiro, data em que ficou marcado os atos criminosos em repúdio à vitória do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), é possível ver o ministro às 16h29 no local. A princípio, ele está sozinho no terceiro andar do palácio, na antessala do gabinete do mandatário do Brasil.
Em seguida, Gonçalves Dias tenta abrir duas portas e entra no gabinete. Passado algum tempo, o ministro aparece no mesmo corredor com alguns invasores. Ele parece indicar a saída de emergência ao grupo de criminosos. Posteriormente, outros componentes do GSI mostraram a trajetória de saída para os invasores que estavam no terceiro andar do Palácio do Planalto.
Além disso, no terceiro andar do local, onde as câmeras registraram as imagens do ministro, os criminosos deixaram várias câmeras de segurança, mesas de vidro, o relógio Balthazar Martinot, obra de arte do século 17, que chegou ao Brasil pelas mãos de dom João VI em 1808, quebradas.