O status da mina da Braskem, na cidade de Maceió, no estado de Alagoas, recebeu uma nova marcação. Isso porque, no último dia 5 de janeiro, a Defesa Civil local reduziu o alerta de “máximo” para apenas “alerta” em relação ao risco de rompimento ao local de extração de sal-gema da empresa, situado no bairro do Mutange.
A mudança indica que a velocidade do afundamento do solo no local saiu de 0,26 cm/h para 0,27 cm/h. Por meio de uma postagem nas redes sociais, o prefeito JHC (PL) indicou que, na prática, Maceió ainda necessita de atenção. A princípio, desde o dia 30 de novembro, o solo cedeu 1,87 m.
Do contrário, as regras de segurança permanecem as mesmas. Segundo o órgão, é fundamental que as pessoas não circulem pela área onde está localizada a mina. Já as outras 34 minas que a empresa possuía não correm risco de rompimento. A mina no Mutange corresponde a de número 18.
Por fim, a Defesa Civil indica que não há mais risco para a população já que as moradias ocupadas estão a uma distância segura do local da mina. Sob ordem judicial, as que ainda estavam ocupadas foram evacuadas.