Uma paralisação durante o período de 24 horas teve origem, nesta quarta-feira (12), por parte do Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE). Dessa maneira, o metrô da cidade de Recife não está em operação até, pelo menos, a noite desta quinta (13). As informações são do órgão sindical.
Devido a interrupção do serviço, oferecido diariamente entre 5h e 23h, o Grande Recife Consórcio de Transporte montou um esquema de ônibus, com a ativação de três linhas especiais. Além disso, outros 18 itinerários ganharam reforço, de modo a reduzir os impactos da paralisação.
Ainda conforme o Sindmetro-PE, a decisão de paralisar as atividades recebeu a chance de privatização da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). A mesma decisão teve a manutenção do governo federal no Programa Nacional de Desestatização (PND). No mais, segundo o sindicato, houve entraves na homologação do acordo coletivo com a categoria em torno do piso e reajustes salariais.
A CBTU ressaltou que “lamenta a paralisação por 24h, mas respeita a decisão da categoria”, bem como garantiu não ter definido “o esquema especial do metrô para os horários de pico”. Sendo assim, três linhas especiais de ônibus foram concretizadas: 238 – TI Jaboatão/TI Barro; 2481 – TI Camaragibe/TI TIP; e 858 – TI Joana Bezerra/TI Afogados/TI Barro.