A Itália autorizou o envio das imagens da agressão ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, e sua família, no Aeroporto de Roma, à Justiça brasileira. Na tarde desta sexta-feira (1°), o Ministério da Justiça oficializou a informação por meio de nota, segundo informações do portal g1. Toda a demanda ocorreu fisicamente, mas, até o momento, não foi recebida.
De modo geral, a abertura do caso ocorreu após reclamação de Xandão, medida que encaminhou o lançamento do inquérito policial. Dentro da ação, houve um pedido de cooperação internacional pelo envio das imagens. Os envolvidos no caso, inicialmente, uma família da cidade de Santa Bárbara D’Oeste (SP), negaram as hostilidades ao ministro
Apesar disso, o advogado do empresário Roberto Mantovani Filho admitiu que ele não recordava se havia empurrado ou apenas disparado um tapa no filho do ministro do STF. Já Andréa Mantovani e o genro Alex Zanatta, os outros envolvidos, teriam xingado Moraes e sua mulher. Giovani Mantovani, filho do casal, no entanto, buscou conter os outros três, ainda conforme a publicação.